Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Chapinha x Cabelo x Cuidados

Chapinha x Cabelo x Cuidados
Erlane da Silva Gomes Oliveira
Sep. 4 - 2 min read
0200

A chapa, nome técnico (alisador de cabelo também conhecido como chapinha, piastra ou prancha de modelar), é uma ferramenta utilizada para alterar a estrutura do cabelo com o apoio do calor extremo.

Marcel Grateau foi creditado pela invenção da chapinha de cachos em 1890. Em maio de 1906, Simon k.monroe patenteou uma chapa de dentes metálicos para alisar cabelos. Depois em dezembro de 1909 Isaac K. Shero patenteou uma invenção no qual duas chapas planas eram prensadas sobre o cabelo.

No entanto a chapinha foi inventada em 1912 pela Jennifer Bell Schofied que aperfeiçoou as invenções anteriores criando um instrumento feito de duas placas de ferro com uma dobradiça que eram aquecidas, alisando o cabelo.

Também conhecida como piastra, quando lançada, somente as mulheres de classe alta tinham acesso ao produto por ser muito caro. Hoje se tornou um eletrodoméstico acessível a todas as classes sociais.

Vale ressaltar que mesmo sendo um instrumento de fácil manuseio, requer uma experiência para utilizá-la, pois usada de maneira irregular pode causar:

  • RESSECAMENTO DA FIBRA;
  • QUEIMADURAS,TANTO DOS FIOS COMO DO COURO CABELUDO;
  • ALISAMENTO, NO CASO DOS CABELOS CACHEADOS DEVIDO AO EXCESSO DE CALOR;
  • RUPTURA DO CABELO.

CUIDADO, pois algumas pessoas já perderam a vida devido ao manuseio de forma errada. Fique atento a sua chapinha, se não tem algum fio descascado, se tá muito velha, pois a mesma pode causar choque elétrico causando até mesmo a morte.

O uso da chapinha se tornou hábito na vida de muitas mulheres, principalmente das adolescentes.

Sugestão:

Sempre que submeter os fios a algum tipo de calor, é indispensável o uso de um bom protetor térmico.

Cuide do seu maior acessório 🤩🥰


Report publication
    0200

    Recomended for you