Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Característica de oratória que um educador precisa ter

Característica de oratória que um educador precisa ter
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
out. 7 - 5 min de leitura
0180

Todo orador de destaque precisa  ter uma boa leitura para que possa capitar as emoções e sentimentos do que está escrito, para seu próprio entendimento e para que a mensagem seja passado aos seus ouvintes com clareza, o que é conhecido tecnicamente como leitura exata.

Como fazer uma leitura exata?

Tenha o hábito de ler, leia em voz alta pronunciando cada palavra, mantenha a cabeça erguida abra bem a boca fale cada sílaba sem deixar faltando letras no final da pronúncia.

Para que você possa ler como se  estivesse falando no dia dia, treine o texto, pense na intenção das palavras que você vai ler para não perder o sentido da leitura, leia grupos de palavras sem acrescentar letras, pular ou trocar palavras, e não pular os pontos no final das frases.

Como educador, vai chegar o momento que você vai fazer palestras, para que seus ouvintes saiam encantados com o que aprendeu de você, é preciso que fale de um modo simples de entender.

Para isso é preciso que você escreva o roteiro do seu discurso, estude bem a matéria que você vai passar, entenda o assunto até que você consiga explicar nas suas próprias palavras de um jeito simples, usando termos conhecidos pelos seus ouvintes.

Procure usar frases curtas e se atente em explicar pontos principais, vá direto ao ponto, não use detalhes desnecessários porque isso confunde e fica cansativo.

Evite usar palavras que as pessoas não conhecem, mas se você precisar usar explique.

Para manter uma plateia animada e interessada por sua palestra é preciso ajudar as pessoas a acompanhar a sequência de ideias do seu discurso, para que ela tenha sempre em mente o tema do discurso.

Para você conseguir isso, você precisa pensar em três pontos principais quando estiver montando o roteiro do discurso, qual é seu objetivo?

  • Informar
  • Motivar 
  • Convencer 

Determine seu objetivo, pense nas dúvidas que as pessoas podem ter sobre o assunto. Quais seriam as perguntas que alguém faria? Organize o discurso com base nisso, assim as pessoas vão acompanhar a linha de raciocínio que você fala e entender o que você diz.

Lembre de repetir os pontos principais que mostra o porquê do assunto em questão.

Habilidade vocal 

O que será transmitido de ensinamento ao seu público precisa ser percebido pela entonação de sua voz, para isso pode mudar o volume, ritmo e emoção durante a apresentação. Transmitindo de modo variado o ritmo, emoção e volume.

Volume: Mude o volume da sua voz de acordo com a mensagem que quer transmitir, fale mais alto para destacar o ponto principal:

  • Fale mais alto para motivar pessoas.
  • Fale mais baixo para criar expectativas ou expressar medo e ansiedade.
  • Varie o ritmo de voz para mais rápido para expressar empolgação, 
  • Fale mais devagar quando quiser destacar pontos principais.

Para você motivar e contagiar as pessoas, você precisa falar de modo animado.

Como fazer isso?

Empolgue-se com o assunto, pense na importância da informação que você vai passar, pense em como a informação vai ajudar as pessoas.

Dê vida à sua apresentação, seja espontâneo, fale de modo animado, use gestos e expressões faciais que tenham a ver com o que você esteja falando, tome cuidado para não fazer muito o mesmo gesto, isso distrai as pessoas, passa a impressão que está muito nervoso (a) buscando o que dizer.

Fale de modo natural

Fale de coração, as pessoas ficam mais a vontade porque sabem que você está sendo sincero, fale de modo correto, não use palavras que passem mensagem de ofensa, desrespeito a opinião de outros, fale de modo fácil de entender.

Fale olhando para uma pessoa, não fique o tempo todo com olhar na assistência no geral, olhe em uma pessoa por vez.

Ficar nervoso (a) diante de uma plateia é natural, o que vai te ajudar ter equilíbrio em não mostrar o nervosismo é ter certeza do que está dizendo, mas com cuidado para não passar a ideia de que é dono da verdade.

Com uma plateia animada criada por você, esteja preparado (a) para responder perguntas, de acordo com o contexto da palestra que esteja fazendo preveja quais perguntas, podem surgir e tenha uma resposta convincente em mente. Ou peça a opinião das pessoas sobre o assunto em questão, pense em qual é a melhor hora para abrir espaço para as perguntas.

Faça pergunta que deixe a pessoa curiosa e que faça ela ficar pensando no assunto a espera da resposta. Ao responder pergunta, use exemplos, faça ilustração, raciocine com as pessoas para ajudar elas tirarem suas próprias conclusões.

Então é isso, anote o que você vai pôr em prática na próxima vez que for se apresentar para uma plateia ou para sua audiência em sua rede social, e me conta como se saiu, vou estar torcendo por você.

Eu sou Elizete Jardim consultora on-line, Colorimetrista capilar. É um prazer ter você lendo meus artigos.

Até nosso próximo encontro!

 


Denunciar publicação
    0180

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.