Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Calvície ou queda? Entenda a diferença

Calvície ou queda? Entenda a diferença
Cidonia Henz
Sep. 9 - 2 min read
050

Esse post é direcionado principalmente aos homens que são os que mais sofrem com esse problema. Quero esclarecer aqui a diferença entre calvície masculina e queda de cabelo.

Em condições normais, uma pessoa pode perder de 50 até 100 fios de cabelo por dia. Quando você percebe que o volume de fios no travesseiro ou no ralo do banheiro tem aumentado, sem que haja a reposição capilar, isso pode ser um sinal de calvície masculina.

O que é a calvície?

 

Nosso cabelo apresenta um ciclo de três fases: crescimento, repouso e queda. Esse processo pode durar de 10 a 18 meses, dependendo da genética e de fatores como alimentação, idade e etnia.

Quando há aquela queda natural do cabelo que falamos na introdução, é sinal de que a fase de crescimento já está acontecendo e outros fios nascerão. Embora a calvície também se manifeste em mulheres, ela é mais comum no gênero masculino por causa da ação da testosterona. Esse hormônio pode ser convertido em dihidrotestosterona (DHT), um derivado que atua no bulbo capilar e promove o afinamento dos fios, levando à queda. 

As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva, sem que outros fios apareçam no lugar daqueles que caíram provocando assim a calvície. 

O que é queda?

Já a queda de cabelo é uma condição temporária, onde outros fios acabam surgindo no lugar daqueles que caíram.

Essa queda pode ser desencadeada por alguns fatores, como:

  • falta de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina D;
  • doenças autoimunes, infecciosas, ou de tireoide;
  • estresse;
  • banhos muito quentes;
  • alguns medicamentos, como antidepressivos ou quimioterápicos.

Nesses casos, ajustes na dieta, terapia, mudanças no banho, tratamento de doenças e finalização do uso de algumas medicações podem interromper a queda dos fios.

 


Report publication
    050

    Recomended for you