[ editar artigo]

Calvície Feminina

Calvície Feminina

A causa da alopecia androgenética tem origem na atividade desregulada da enzima 5-alfa-redutase.

Esta enzima transforma a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que em excesso, ataca os folículos capilares, causando o afinamento progressivo dos fios a cada ciclo de crescimento.

A alopecia androgenética ou calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença da testosterona.

Mas o corpo da mulher também produz uma pequena quantidade deste hormônio, daí quando ocorre uma alteração ou aumento de concentração no organismo, os folículos capilares são afetados, o que provoca o afinamento progressivo dos fios e uma queda acentuada.

A alopecia androgenética atinge cerca de 5% das mulheres e afeta profundamente o psicológico de quem sofre com esse problema.

"O excesso de DHT no couro cabeludo ataca o folículo, causando o afinamento progressivo do fio a cada ciclo de crescimento." Diferente do que acontece com os homens, nas mulheres os cabelos da frente permanecem, mas os fios tornam-se cada vez mais finos e rarefeitos. Já no topo da cabeça, a linha central perde fios com muita intensidade.

Ambos os casos, o couro cabeludo torna-se visível, o que gera um desconforto muito grande, além de afetar profundamente a autoestima.

A alopecia androgenética tem início na fase 1 através da queda dos primeiros fios e da perda de densidade na área, o que já pode ser considerado como um alerta vermelho.

Nesta fase ainda é possível disfarçar a falha, mas caso a mulher não inicie um tratamento urgente, a alopecia pode estender-se para a fase 2, na qual grande quantidade de fios são perdidos e o couro cabeludo fica visivelmente exposto.

Na fase 3 o caso torna-se bastante crítico e, aliado ao estresse da situação, a recuperação capilar torna-se mais difícil, pois sabe-se que o stress é um fator que contribui para o aumento da queda capilar.

Se a ação desregulada do aumento da testosterona ou a desnutrição capilar não for tratada urgentemente, os folículos tenderão a perder a capacidade de gerar fios, ocasionando uma situação irreversível.

Por que a mulher deve dar mais atenção ao Folículo Capilar?

A estrutura capilar de nossa cabeça é bem mais complexa do que se imagina, ou seja, o cabelo está organizado em conjuntos de fios reunidos em folículos e não somente em fios individuais.

Cada folículo pode ter de 1 a 4 fios por unidade, dependendo da região da cabeça e da idade da mulher.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você