Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelos Ruivos

Cabelos Ruivos
Fatima Aparecida Barbosa Silva
Mar. 25 - 2 min read
0480

Por que a pessoa nasce ruiva?

VOCÊ SABIA: Ser ruivo é uma mutação genética?

Ruivo é uma mutação genética, ocorre nos receptores de melanocortina -1 ou (mc1R) que é responsável pela produção de melanina.

Os cabelos ruivos são consequência da mutação no gene MC1R, que transmite ao cabelo e a pele mais eumelanina do que feomelanina, causando os cabelos vermelhos e sardas na pele.

Trata-se de um gene recessivo, portanto, são necessárias duas cópias para que ele se expresse. Só quando acontece o encontro de duas pessoas com a modificação no gene MC1R é que vai aparecer um bebê de cabelos vermelhos. Ou seja, é um acidente genético relativamente difícil de ocorrer. É por isso que são bastante raros.

E lindos também!!!

Rutilismo 

São os cabelos de cores: avermelhado, laranja avermelhado, vermelho acobreado.

Rutilismo é uma característica genética responsável pela ocorrência de cabelos ruivos, ou seja, pelos e/ou cabelos de coloração avermelhada, laranja avermelhados ou vermelho acobreado. A presença de cabelos ruivos ocorre em aproximadamente 2% da população humana. Ocorre mais frequentemente (2 á 6%) em pessoas nascida no norte ou oeste europeu.

Apesar de ser uma mutação,o Rutilismo não é uma doença.

Pessoas ruivas, alem da cor do cabelo possuem outros traços que os caraterizam.

Estudos demonstraram que pessoas com cabelos vermelhos são mais sensíveis a dores e também requerem doses mais altas de anestésicos. Isso porque eles têm uma mutação em um receptor de hormônios que aparentemente responde a pelo menos dois diferentes hormônios: o de estimulação dos melanócitos (que faz a pigmentação da pele) e às endorfinas, que estão associadas ao hormônio de redução da dor.

"UMA VEZ RUIVO, SEMPRE RUIVO"

Muitas pessoas nascem com uma cor de cabelo que, com o passar dos anos, escurece ou clareia. No entanto,estudos afirmam que um ruivo sempre será ruivo.

Os efeitos do sol, entre outros fatores ambientais, além dos hábitos de vida, podem alterar a coloração vermelha dos cabelos ruivos, tornando-a mais ou menos intensa, mas eles serão sempre ruivos.

Você já sabia disso?

Se gostou comente. Até o próximo post 😉😉

 

Fátima Ap. Barbosa Silva- Colorimetrista

 


Report publication
    0480

    Recomended for you