Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelos envelhecem?

Cabelos envelhecem?
Ivete de Oliveira Pires
Aug. 21 - 1 min read
070

Que os cabelos envelhecem é um fato. Basta percebermos que uma de suas características principais, a pigmentação capilar se perde ao longo dos anos e isso vem sendo motivo de estudos, tanto na área médica quanto na área  cosmética. 

Cada vez mais, estudos procuram formas de impedir esse processo ou tentam elaborar produtos para tonalizar os fios brancos.

Apesar disto, não é infrequente percebermos queixas de pessoas, não apenas relacionadas à cor dos cabelos, mas também a qualidade dos mesmos.

Sabemos que os folículos (raízes dos cabelos), na medida em que os anos passam e que a produção hormonal de nosso corpo muda, podem produzir cabelos brancos com menos brilho e com aspectos mais ressecados.

Há queixas até de fios mais finos e mudanças em sua curvatura. Sempre se acreditou que os principais motivos para que estes problemas relacionados ao envelhecimento capilar se manifestassem e que fosse a insuficiência de  produção de alguns elementos, como proteínas e lipídios que fazem parte da composição dos  cabelos mais jovens.

Estes elementos deixam de estar presentes na mesma concentração nos cabelos de pessoas com mais idade. Porém, novos estudos vem mostrando que os cabelos mudam internamente muito mais do que sabia. E estas mudanças podem trazer nova luz à maneira como se trata e previne o envelhecimento capilar.

Por mais difícil que seja descrever uma célula presente nos fios de cabelo, sabe- se que em seu interior existe  em número importante de proteínas fibrosas  conhecidas como queratina.

Obrigada  até o próximo!

Ivete Pires


Report publication
    070

    Recomended for you