[ editar artigo]

Cabelos e suas curvaturas

Cabelos e suas curvaturas

Existem diferentes tipos de curvaturas, os cabelos são divididos em classificações de lisos, ondulados, cacheados e crespos. Saber a característica de cada fio é essencial para entender as necessidades naturais dos fios e encontrar os melhores cuidados para o seu tipo de cabelo.

Quais são os tipos de cabelo?

Os tipos de cabelos são nomeados com letras e números. O cabelo 1 representa os cabelos lisos, o 2 representa os tipos de cabelos ondulados, o 3 os tipos de cabelos cacheados e o 4 os tipos de cabelos crespos. Além disso, as letras A, B e C apresentam a intensidade da curvatura do fio, sendo o A os mais abertos e o C os mais fechados.

Logo, um cabelo cacheado 3A tem os cachos mais abertos do que um cabelo cacheado 3B.  

Vamos falar com mais detalhes sobre os cabelos cacheados e crespos para você entender a diferença entre cada um. Mas, lembre-se, nosso cabelo se modifica conforme os cuidados, os processos químicos e os produtos utilizados, então é comum uma pessoa ter mais de um tipo de cabelo. Por isso, identificar as diferenças dos seus fios vai te ajudar a oferecer os melhores cuidados para eles.

Cabelos cacheados

Os tipos de cabelos cacheados são identificados pela numeração 3 junto com as letras A, B e C. Identificar os tipos de cachos vai te ajudar a entender quais são os melhores tipos de tratamento para os seus fios e como cuidar deles.

Confira mais detalhes sobre cada tipo de cachos:

  • 3A: esse tipo de cabelo cacheado tem um caracol mais solto, mais semelhante com o cabelo ondulado.
  • 3B: esse tipo de cabelo cacheado tem uma curvatura mais definida e consequentemente com um fator encolhimento maior que o 3A e os cabelos ondulados.
  • 3C: esse tipo de cabelo cacheado apresenta o cacho mais fechado e definido, com isso o fator encolhimento é maior. Esse tipo de cacho encontra mais facilidade de definição por ser naturalmente mais definido que os outros tipos de cachos.

O fator encolhimento é o encolhimento do cabelo ocasionado pela definição dos cachos, quanto mais fechado for o cacho, maior será o fator encolhimento. Ou seja, o fio esticado chega em um determinado lugar e ele definido encolhe para a formação dos cachos. Os cabelos cacheados tendem a ter mais frizz e ressecamento, por conta da curvatura. Por isso, passos de nutrição e umectação e óleos são necessários para ajudar no controle dessas condições.

Cabelos crespos

Os cabelos crespos apresentam fios mais fechados que os cabelos cacheados, com isso, o fator encolhimento desse tipo de cabelo tende a ser maior. Além disso, os cabelos crespos, assim como os cacheados, também tendem a ser mais ressecados por conta da curvatura dos fios. Por isso, tratamentos de nutrição e umectação e os óleos também são benéficos para esse tipo de fio. Os cabelos crespos são reconhecidos pela numeração 4, com isso, abaixo vamos caracterizar cada tipo de cabelo crespo.

 

  • 4A: o tipo de cabelo crespo é semelhante ao cabelo cacheado 3C só que mais grosso. Quando esticado, ele tem uma definição semelhante ao “S”. Além disso, todos os cabelos crespos são reconhecidos por ter bastante volume.
  • 4B: esse tipo de cabelo crespo tem como característica o formato em “Z”, que lembra um zigue-zague o que faz com que os fios tenham mais definição e isso faz com que os fios sejam mais densos.
  • 4C: esse tipo de cabelo é crespíssimo o que faz com que ele seja o mais volumoso de todos os tipos de cachos. Por essa característica, a constância de tratamentos de hidratação e umectação ajudam a controlar o frizz e na definição desse tipo de cabelo.

Agora, é só você olhar para o seu cabelo e identificar qual a nomenclatura.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Tia Nell
Tia Nell Seguir

Cabeleireira especializada em cortes de bebê,kids e crianças especiais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você