Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cabelos cacheados, crespos e o couro cabeludo

Cabelos cacheados, crespos e o couro cabeludo
Vania Amorim
mai. 27 - 3 min de leitura
0200

Olá, meus amigos e colegas.

Decidi falar sobre este assunto porque sou cacheada e vivo na pele o desafio em manter meu couro cabeludo e fios saudáveis e em harmonia.

Desafio

Cabelo seco e pele seca: Por natureza o cabelo cacheado e crespo tendem a ser secos por terem pouca lubrificação natural, assim como também a pele, e como estamos falando de couro cabeludo estamos falando de pele, isso por si só pode causar descamação ou caspa seca.

Cabelo seco e couro cabeludo oleoso: Por causa da mistura de raças, hoje temos muitos casos de cabelos secos, mas raiz oleosa. E estes que tem o cabelo, seco mas pele oleosa também podem desenvolver caspa e descamação pela própria junção de genética.

Disfunção das glândulas sebáceas e na produção de células: Se a pessoa tem uma produção grande das glândulas sebáceas e não faz a remoção total desta oleosidade, ela provavelmente desenvolverá a caspa por acumulo deste sebo, sem contar que a pele produz células novas na camada basal da pele até chegar no couro cabeludo, como já é um tecido morto ele se desprende, é um processo natural e acontece de forma imperceptível, mas quando ocorre uma disfunção neste processo de produção de sebo ou essa renovação de células está acelerada, essa descamação começa a ficar visível. 

Problemas

Muitos compram shampoo pensando no fio que é seco e esquece do couro cabeludo que é oleoso.

Hábitos diários podem aumentar essa tendência que já existe, como por exemplo usar shampoo que não limpa o suficiente aquele excesso de oleosidade que vai se acumulando, muitos dizem "meu cabelo se acostumou com o produto e ele não limpa mais", quando na verdade o que está acontecendo é que não tem sido limpo a quantidade de sebo que se produz por só pensar no fio e não pensar no couro cabeludo, e esta oleosidade que está sobrando é o alimento para o fungo. Como o ditado diz "tudo que fungo quer é sombra e água fresca".

Outra questão é usar produtos destinados ao fio no couro cabeludo como os condicionadores e máscaras, é muito comum isso acontecer principalmente na fase da transição, onde se tem uma raiz volumosa e comprimento e pontas lisas, e a pessoa tenta abaixar com creme aquela raiz, causando assim uma caspa cosmética. 


Agora que já identificamos os problemas, vamos as possíveis soluções!

Soluções

Primeiro trate seu couro cabeludo diferente de como trata o seu cabelo, tenha um shampoo para fazer uma limpeza mais eficaz destinado à ele, faça um peeling suave de tempos em tempos para retirar todos os resíduos do couro cabeludo (existem empresas que vendem estes tipos de produtos).

Já na fibra capilar você pode ter um shampoo co-wash que não faz muita espuma, não agride e nem resseca o fio.

Se estiver com uma caspa muito exacerbada procure um dermatologista e associe com terapia capilar para controlar e tratar o problema. Assim você atenderá as necessidades do seu couro cabeludo e de seu fio. 

Se ficaram com alguma dúvida será um prazer responder.


Denunciar publicação
    0200

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.