Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelos brancos em transparência? Nunca mais!!

Cabelos brancos em transparência? Nunca mais!!
Juh Rodrigues 💎
Jun. 22 - 8 min read
0250

Você caprichou na aplicação, para que nem um fiozinho escapasse, mas quando enxaguou a coloração, lá estavam eles…. os cabelos brancos, alguns em transparência, outros continuaram totalmente brancos. 

Isso já aconteceu com você? Já aconteceu comigo e é triste, nos dedicamos para entregar um cabelo lindo e simplesmente não conseguimos atingir o objetivo. 

Nesse artigo vou contar o que não funciona, o que funciona, o porquê o cabelo branco é tão difícil de cobrir e o melhor de tudo, vou te dizer o que fazer para nunca mais passar por isso.

Vamos começar com dicas que pegamos na internet, vimos algum cabeleireiro fazer ou até mesmo aprendemos na escola de cabeleireiro que frequentamos, mas, não funcionam. 

Técnica de mordaçagem: Consiste em preparar o cabelo para receber a coloração com OX, geralmente de 10 volumes. Com o intuito de que o Oxidante abra a cutícula do cabelo branco e a coloração consiga penetrar com mais facilidade. 

Por que não funciona? Bom, sabe-se que para haver um eriçamento cuticular, é necessário o contato da cutícula com um produto de pH alcalino. Porém o pH do Oxidante gira em torno de 3,5, ou seja, é ácido. 

Nosso cabelo tem um pH que gira em torno de 4,5 a 5,5. Embora o pH 7 seja considerado neutro na tabela de pH, para o cabelo ele se torna alcalino, pois está acima do pH do cabelo. A água tem um pH que gira em torno de 7,8 e quente esse pH fica até mais elevado. Então se quer eriçar a cutícula, a água é muito mais eficiente do que o Oxidante que tem um pH ácido. Veremos a frente outra função para água na cobertura de brancos.

Muitos dizem para cobrir brancos com 10 ou 20 volumes de Oxidante. Bom, 20 volumes é a volumagem mínima quando você quer manter a cor do natural ao lado dos brancos ou quando vai clarear até dois tons do natural. Mas 10 volumes nunca deve ser usado para cobertura de brancos, não funciona, por quê? 

O cabelo branco tem várias camadas de cutícula a mais do que o cabelo com presença de melanina. A melanina é uma proteína e a falta dela deixa o cabelo mais exposto, então, a produção de cisteína aumentada faz com que o cabelo branco tenha até 13 camadas de cutículas para a proteção do córtex. Tendo o dever de proteger o córtex de maiores danos, essas camadas de cutícula a mais também dificultam a entrada da coloração. Nesse caso para eriçar essas cutículas você precisa de uma maior explosão de oxigênio. E esta explosão acontece através do hidróxido de amônio presente na coloração em contato com o Oxidante, pois o oxidante não dilata a cutícula, porém quanto maior a volumagem maior será a explosão de oxigênio causada pelo contato do amônio com o OX. Eles trabalham juntos para que haja esse depósito de pigmentos no cabelo branco, por isso também não se deve utilizar tonalizantes que não contém o amônio para cobertura de brancos.

Mas o que devemos fazer para uma perfeita cobertura de brancos? Sem transparência e com fixação?

Agora voltamos a falar da água. 

90% dos casos de branco em transparência são resolvidos com água. Quando o cabelo está sujo, oleoso, com finalizadores, etc, você não tem uma boa cobertura. A coloração é a base de água, água não se mistura com óleo, ou seja como a coloração vai conseguir entrar no cabelo com sujidade (oleosidade) que impermeabilizam o fio? Então, somente lavando o cabelo antes de aplicar a coloração você já resolverá grande parte dos casos. Lembrando que, você deve lavar e secar 100% o cabelo antes de aplicar a coloração.

Outra regra é usar a base, que foi feita para a cobertura de brancos e tem uma ótima absorção, independente da cor que você vai aplicar como cor de desejo a base deve estar junto, em partes iguais e na mesma altura de tom. As bases são representadas pelo zero após o ponto, em algumas empresas já encontramos até mesmo bases intensas representadas por dois zeros após o ponto para brancos mais resistentes, exemplos: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0, 6.0, 7.0, 8.0, 9.0 e 10.0. Todas essas nomenclaturas representam cores bases e devem estar na sua mistura para a cobertura dos brancos.

O terceiro ponto, vamos falar da volumagem do Oxidante. Quando o cabelo não é 100% branco você tem que levar em conta o natural na escolha do Oxidante. Qual é a cor natural, qual a cor de desejo, se você vai clarear esse cabelo natural para chegar na cor de desejo ou se você vai manter a cor do natural. Lembre-se de que com coloração você conseguirá clarear até 4 tons saindo de um cabelo natural 5 fino e que até o 5 grosso você perde uma volumagem. Então se a cor de desejo está acima de 4 tons da cor natural você terá que descolorir o cabelo. Agora vou citar alguns exemplos a baixo de quando você mantém a cor, de quando você tem que clarear o natural com coloração e quando você tem que descolorir. Fique atento aos exemplos para um melhor entendimento: 

  • Cor natural: 5 (grosso) 
  • 50% de brancos
  • Cor de desejo:7.77 (chocolate intenso)
  • Cor a ser aplicada: 7.0 + 7.1 + 7.77
  • OX: 30 volumes 

 

  • Cor natural: 4
  • 40% de brancos
  • Cor de desejo: 4.0 (manter a cor)
  • Cor aplicada: 4.0 + 4.mate 
  • OX: 20 volumes

 

  • Cor natural: 3
  • 30% de brancos
  • Cor de desejo: 8.34
  • Cor aplicada: 8.0 + 8.34

OX: Não conseguimos com coloração, nesse caso, descoloridos até o fundo de clareamento 8 e aplicamos Tonalizante com OX de 10 volumes ou menor.

Agora vou falar de mais uma opção que podemos usar como reforço na cobertura dos brancos. O dourado, pois ele sempre dará maior fixação, não só na cobertura de brancos mas também no escurecimento. Sabe por quê? O amarelo é a última cor que tiramos do cabelo, então também deve ser a primeira cor que colocamos. O cabelo branco absorve o dourado dando uma fixação ainda melhor. Porém, devemos usar o dourado somente em último caso ou quando o cabelo é 100% branco, porque esse dourado vai esquentar o cabelo natural e mesmo que você coloque também o cinza na mistura para esfriar, não ficará uma cor totalmente uniforme. Porém se é a única forma de cobrir um cabelo branco com muita resistência, será melhor do que deixá-lo branco ou em transparência. Ficará bonito com um efeito parecido reflexos.

Para finalizarmos quero falar um pouco de cabelos com progressiva. O cabelo natural tem dificuldade em absorver e segurar pigmento selado pela progressiva, o cabelo branco terá mais dificuldade ainda. Quando a cliente faz progressiva você não pode prometer uma perfeita cobertura. Talvez você consiga fazer apenas uma maquiagem e em poucas lavagens o branco se revele novamente. 

Espero que tenha gostado desse artigo e que tenha esclarecido suas dúvidas, mas se necessitar de maiores esclarecimentos deixe suas dúvidas nos comentários.

 

At. Juh Rodrigues 


 


Report publication
    0250

    Recomended for you