Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelos brancos!

Cabelos brancos!
FERNANDES NOVA
Mar. 21 - 2 min read
0170

Por que o cabelo fica branco?

Considerado até um charme para homens, mas não muito apreciativo nas mulheres, o fato é: por que fica branco???

A cor dos fios depende da presença e proporções de dois grupos de melaninas: Eumelaninas (pigmentos marrom e preto) e Feomelaninas (pigmentos vermelho e amarelo). Embora as variações na proporção desses pigmentos possa produzir um grande número de cores e tons, irmãos muitas vezes têm cores de cabelo notavelmente semelhantes.

Bem, existem alguns estudos a respeito, um dos mais antigos diz que fica branco devido a existência de uma bolha de ar que não permite a passagem da melanina (cor), e sem cor, o fio fica branco. Na sequência dos estudos a respeito, criou-se uma nova verdade, o cabelo é composto de duas células principais: Melanócitos e Queratinócitos.

Queratinócitos produz a queratina, a principal proteína, composta de 19 aminoácidos.

Melanócitos, responsável pela melanina (cor) que não está só no cabelo ( preto, castanhos e loiros), também na pele e cor dos olhos.

Segundo esse estudo, em um determinado momento, um trauma, genética, alimentação, outros fatores e até mesmo sedentarismo, acontece a morte do Melanócito. Sem essa célula que produz a cor, obviamente o fio fica branco, faz todo sentido.

O que existe de mais recente, a respeito, é um estudo da Universidade de Harvard, que afirma que em determinando momento o corpo humano produz Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada), sabemos que é a mesma que clareia, tira melanina do fio, assim sendo, ficando branco.

Essas pesquisas comprovam também que cabelo branco não está precisamente relacionado a idade, pois existem pessoas de 14, 15, 16 anos que apresentam fios brancos e pessoas com 30, 35, 40, 50 com poucos ou nenhum fio branco, nessas faixas etárias. Vamos aguardar para ver o que dizem novos estudos a respeito.

E para colorir os cabelos brancos, será que é fácil?

Vamos ver a explicação do Alejandro Valente nesse vídeo:

 

Até a próxima,

Fernandes Nova


Report publication
    0170

    Recomended for you