Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelo ficou verde da piscina ou na coloração?

Cabelo ficou verde da piscina ou na coloração?
Osvaldo Morroni
May. 1 - 4 min read
0590

Já aconteceu com você de ter feito lindas mechas, tomar um delicioso banho de piscina num dia de sol e o resultado no fim do dia é um cabelo extremamente verde. O que fazer nesse caso?

As pessoas que estiverem a sua volta vão te ensinar várias receitas para eliminar esse verde. Você será orientada a usar até catchup no cabelo, pelo fato de ser vermelho e por acaso essa pessoa ouviu ou leu algo que dizia: "O vermelho apaga o verde". Essa pessoa não tem culpa, pois é tão vítima quanto você. Na colorimetria temos a estrela de Oswald e nela vemos as cores frias neutralizando as cores quentes, isso mesmo, a palavra não é apagar e sim neutralizar. O verde neutraliza o vermelho e não o contrário.

 

Sim, isso mesmo o vermelho não neutraliza verde cosmético, pois cores quentes não neutralizam cores frias, apenas se sobrepõem, é preciso que a cor quente  esteja no fundo de clareamento, caso contrario também não ocorrerá a neutralização. Falarei mais sobre isso em outro artigo em breve.

Outra receita caseira que de forma errada ensinam é usar leite de vaca nos cabelos. Ora, se o leite tem o pH ácido e sabendo que o ácido sela os cabelos, como que um produto que sela irá limpar esse verde?

Isso mesmo limpar, pois esse verde acontece por causa do pigmento azul do cloro da piscina em contato com o amarelo do loiro, acontece assim a fatídica mistura azul + amarelo = verde, que acaba por se revelar pela ação em conjunta do sol que realiza algo parecido a fotossíntese, revelando uma pigmentação que podemos chamar de sujeira ou resíduos, revelando essa cor indesejada, por isso o certo seria algo alcalino que promova a limpeza desses fios. 

Quando isso ocorrer, o cabelo ficar verde por causa da piscina, o ideal é procurar um profissional competente para realizar um procedimento técnico com shampoo anti resíduos e se não houver sucesso, precisará ser algo mais alcalino ainda e aplicar um shampoo descolorante, dessa forma a limpeza acontece revelando o fundo de clareamento que ao final o cabeleireiro deverá tonalizar esse tom indesejado do fundo de clareamento. 

Não esquecer de tratar esse cabelo de forma que recupere os fios trazendo maleabilidade de resistência.

Cabelo loiro colorido

Quando o verde acontece por algum motivo de erro da coloração, precisamos que o profissional cabeleireiro tenha tranquilidade e conhecimento para resolver, que na maioria das vezes a solução estará na descoloração ou shampoo descolorante, nesse caso shampoo anti resíduos não resolve esse problema.

Nesses casos acontece a mistura da cor cosmética que está no cabelo com a cor aplicada, ou seja, o cabelo está louro dourado e é aplicado um louro cinza. Pronto, ai está a mistura ideal para o verde. 

Entenda a reação: 

Cor Cosmética 9.3 Louro dourado (amarelo), foi aplicado em cima o 9.8 Louro prata (azul);

Resultado: azul e amarelo = Verde.

Solução: 

Descolorir até o fundo de clareamento 9 amarelo e como desejo é  9.8  louro prata, aplicamos um tonalizante 9.8 ou 9.1 + azul, dessa forma temos o louro prata ou platinado sendo feito no fundo de clareamento onde a mistura cosmética não acontece e sim o esfriamento do fundo de clareamento amarelo sem criar uma cor secundária no caso o verde.  

Conseguiu entender?
 

Vejam nesse vídeo do Alejandro Valente:

 

 

Vejam como conhecimento somado a bom senso e matemática o resultado é satisfação garantida. 

Compartilhem essa informação para que possamos ajudar muitos cabeleireiros pelo mundo.

Juntos somos mais fortes.

Nos vemos no próximo artigo. 

 

 

Osvaldo Morroni

 


Report publication
    0590

    Recomended for you