Você deve ter estranhado muito quando viu esse tema. Acredite, você não é o único. Quando ouvi isso pela primeira vez eu pensei: Como? Tá querendo me iludir? O segredo está na colorimetria.
Claro que colorimetria é algo de muita amplitude, 5 minutos não será suficiente para eu te explicar nem sequer um terço. É melhor você fazer o curso de Colorimetria Avançada mesmo.
Mas como quero muito te responder a pergunta acima, vamos fazer o seguinte: Para ganhar tempo, para o seu entendimento, vamos usar um recurso muito bom do cérebro que nos ajude nisso. Vamos associar o que você já sabe com algo novo que vou compartilhar com você. Mas se o que vou falar para você não for novo, não tem problema, aprendemos por repetição também.
Mas como quero muito te dizer algo novo, você pode deixar nos comentários o que você não sabe e quer saber.
No momento o que quero falar é que deve estar acontecendo com você o que está acontecendo comigo e muitos dos meus amigos, por conta de cabelos mais selados, os cabelos estão abrindo com dois fundos de clareamento, o que tem sido um problema para uniformizar a cor e entregar os loiros mais desejados.
Sabemos que as três cores primárias, azul, vermelho e amarelo, juntas em um equilíbrio perfeito cria uma cor natural, cor com reflexo e loiros glamourosos.
Mas se o cabelo que você está trabalhando para entregar um platinado abrir 2 fundos de clareamento em FC 8 e FC 9, aí está um grande problema.
Para ter como resultado um platinado em FC 9, é fácil conseguir. Já em FC 8 é possível com corretor.
Mas quando está com dois fundos de clareamento, você tem que pensar que se tonalizar para o FC 9 o que está em 8, ainda vai ficar quente, por que a cor aplicada para o FC tem menos cor em pigmentos que o FC 8. Com isso, não terá uma cor uniforme e sim mechas platinadas com mechas bege dourado ou até acobreado, bem fora do que planejou.
Mas se tonalizar no FC 8 + azul para conseguir o platinado, você vai chumbar ou esverdear as mechas em FC 9. Mas como o vermelho pode resolver isso?
Alguns profissionais até colocam uma pitada de vermelho na mistura, mas em processo de matização, isso não vai fixar a cor.
O jeito técnico baseado no estudo em colorimetria, você pode usar a quantidade certa de vermelho em processo de tonalização com pausa de 25 minutos sem chumbar o cabelo.
Lembra que eu disse que com as cores primárias em equilíbrio perfeito você consegue criar a cor planejada? Então nesse caso você encontra o equilíbrio por aplicar 8.1+ corretor azul e violeta, de empresa fundo de pigmento verde.
Nessa mistura terá o vermelho no FC 8 mais o vermelho do violeta, vermelho em quantidade certa para evitar um cabelo chumbado, em tempo de pausa correta para fixação da cor.
Desse modo, sim o vermelho impede um cabelo chumbado, quando abrir em 2 fundos de clareamento.
Foi muito bom dividir o que sei com você .
Até breve!!!