Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelo! O que é cabelo?

Cabelo! O que é cabelo?
Odilene Ferreira moura
Feb. 14 - 2 min read
0290

Definição: O cabelo (do latim capillus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano). Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores.

O cabelo é uma fibra natural, cuja proteína principal é a queratina.

O cabelo contém uma quantidade aproximadamente de 89% de queratina, sendo o restante, constituído de lipídeo (gordura), água e sais minerais.

Para facilitar a compreensão, o fio e dividido em três partes.

A cutícula é a parte mas externa do cabelo, ela é transparente e sobreposta uma à outra como se fossem “escamas”. Cada cabelo possui uma quantidade diferente de camadas de cutículas, que podem fatiar de 3 a 14 camadas. E é essa quantidade de camadas que determinam se um fio é FINO, MÉDIO ou GROSSO. Quanto MENOS camadas de cutículas um fio possui, MAIS frágil ele é.

A medula é a camada central do fio de cabelo, a substância medular é diferente da encontrada no córtex e na cutícula possui queratina mais flexível, junto com a queratina flexível encontram-se fibrilas e espaços de ar que ocupam grande parte da medula, sem oferecer efeito prejudicial.

O córtex representa 90% da estrutura do cabelo e é composto basicamente de queratina, contém correntes de polipeptídeos que são aminoácidos, consistem de diversas fibras torcidas de proteínas de queratina, que correm uma paralela a outra.

Produtos alcalinos afetam diretamente o córtex, pois possuem ligações de enxofre. É no córtex que encontramos os pigmentos naturais, a melanina. O córtex é a camada intermediária do fio de cabelo, é onde toda transformação de cor, forma e tratamento acontecem nessa parte do fio, que está protegida pela parte mas externa chamada cutícula!


Report publication
    0290

    Recomended for you