[ editar artigo]

Cabelo laranja! O que fazer?

Cabelo laranja! O que fazer?

Você já deve ter ouvido ou falado a frase: Meu cabelo puxa para o laranja. Há muito tempo o laranja é o terror de muitos cabeleireiros e clientes que buscam um loiro sem este reflexo indesejado.

Bom, primeiro entenda que o laranja faz parte do cabelo. O cabelo é composto por três cores primárias: amarelo (feumelanina), azul (eumelanina) e vermelho (tricosiderina). E o laranja nada mais é do que o residual de amarelo com vermelho. Principalmente no Brasil, onde os cabelos estão predominantemente nas alturas de castanhos, você sempre encontrará o laranja no seu caminho até o loiro dos sonhos. Na descoloração do cabelo natural, vamos passar pelo laranja até chegarmos no amarelo puro, que estará apenas no fundo de clareamento 9 e 10.

Mas calma, o laranja não é um vilão, basta você saber trabalhar com ele. 

Podemos neutralizar totalmente esse laranja quando encontramos ele em maior quantidade na altura de 7, (50% vermelho e 50% amarelo), levando para o natural 7.0 ou até direcionando para um reflexo ainda quente mas livre de laranja, como 7.3 por exemplo. E podemos também tem uma cor mais fria nessa altura como um 7.1.

Como? 

Para um resultado 7.0, aplicar 7.azul. Para um resultado 7.3, pode aplicar 7.mate ou 7.1+7.31 ou 7.1+7.3. Para um resultado mais frio na altura de 7 (laranja), pode aplicar 7.89, 7.1+ azul ou 7.11.

Na altura de 8 temos menor quantidade de vermelho, portanto menos quantidade de laranja também, esse FC (fundo de clareamento) possui variações, mas podemos defini-lo em porcentagens como 75% amarelo e 25% vermelho.

Como se livrar do laranja na altura de 8?

Para um resultado 8.0, aplique 8.21(esse 2 sendo violeta). Para um resultado 8.3, aplique 8.1. Se quiser um pérola na altura de 8, pode aplicar 8.81 de empresa verde, pode aplicar 8.11 que também te entregará um resultado mais frio. 

O laranja também pode ser usado a seu favor, quando quer entregar um ruivo, os melhores fundos de clareamento são 7 e 8, onde você irá intensificar esse laranja ou até diluir para ter um laranja com maior influência de dourado. Você consegue resultados de ruivos perfeitos com as seguintes nomenclaturas: Na altura de 7 pode utilizar 7.4, 7.44, 7.34, 7.3, 7.4 + 7.3, 7.43. Na altura de 8 você pode utilizar 8.4, 8.44, 8.34, 8.43, 8.4+8.3, 8.4 + 8.31, 8.44 + 8.13.

Um colorimetrista é um alquimista, sabendo a importância das cores, como neutraliza-las, intensifica-las ou neutraliza-las, você pode fazer suas misturas sem medo, e o laranja nunca será o seu maior vilão. 

 

Juliane Rodrigues 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você