Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelo cacheado e crespo, como cuidar deles?

Cabelo cacheado e crespo, como cuidar deles?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Mar. 31 - 4 min read
070

A mistura de miscigenação traz para nós mais de uma textura de fio na mesma cabeça, mas além do cabelo temos que dar a atenção ao couro cabeludo.

Couro cabeludo não saudável faz o cabelo ficar fraco, quebradiço, seco e sem brilho.

Cabelo cacheado tem característica bem peculiar.

Cabelo cacheado tem variável de texturas que causam fatores de encolhimento, por isso deve dar atenção ao produto a ser usado no cabelo, produto muito pesado (moléculas grandes), faz o cacho se desfazer e quando a curvatura é mais fechado precisa de mais peso para definir o cacho e diminuir o fator encolhimento.

Para isso é importante o uso de hidratação e nutrição.

Entender a ação dos produtos de limpeza para os fios dos cabelos nos ajudam a cuidar melhor do cabelo cacheado, para hoje a atenção vai para o shampoo.

Substância no shampoo:

  • Lauril ehter é um surfactante. 

É responsável pela limpeza em retirar o óleo e resíduos cosméticos.

Os shampoos tem tensoativos aniônicos, alguns dos tipos de tensoativos aniônicos disponíveis no mercado são o Lauril Éter Sulfato de Sódio, o Lauril Sulfosuccinato de Sódio, o Lauril Sarcosinato de Sódio e o Lauril Éter Sulfato de Amônio, entre os aniônicos os Lauril sulfatos e Lauril éter sulfato são os tensoativos para cosméticos espumantes mais utilizados em indústrias de cosméticos na fabricação de sabonetes, shampoos, líquidos e outros. Lauril sulfatos e lauril éter sulfato, apesar de espumantes tem como principal função limpeza.

O uso desses ativos nos shampoos pode deixar o cabelo cacheado mais seco por limpar mais do que o necessário.

Há também os surfactantes não aniônicos.

Os surfactantes não iônicos não possuem cargas que causem influência no meio, dessa forma ao serem dissolvidos em água não se ionizam. Como exemplo, temos no mercado os nonilfenóis, as amidas e ácidos graxos etoxilados. Eles são derivados do polioxietileno e polioxipropileno, álcoois graxos etoxilados, amidas e alcanolamidas de ácidos graxos.

Esses compostos podem ser classificados  catiônicos, não iônicos ou anfóteros. 

Como é a ação desses compostos?

Funcionamento de um xampu ilustra bem o comportamento dos compostos tensoativos e a limpeza do cabelo é explicada da seguinte forma: a parte hidrofóbica da molécula apolar que não se mistura com a água interage com a sujeira e a gordura, e a parte polar com a água, formando uma micela esférica, onde a sujeira se concentra no interior e e forças eletrostáticas mantém a água na parte externa, assim quando enxaguamos o cabelo a micela é arrastada levando a sujeira embora. O funcionamento de detergentes de lavar louça e sabões também funciona da mesma forma.

No caso dos tensoativos catiônicos, ao serem dissolvidos em água, a cadeia carbônica forma um cátion. Um exemplo são os sais halogenados quaternários de amônio, que estão presentes em condicionadores e soluções antimicrobianas. Os surfactantes não iônicos não possuem cargas que causem influencia no meio, dessa forma ao serem dissolvidos em água não se ionizam. Como exemplo, podemos citar os nonilfenóis, as amidas e ácidos graxos etoxilados. Já os surfactantes anfóteros, por apresentarem na mesma cadeia um grupo carboxila e um grupo amônio quaternário, pode dependendo do pH da solução apresentar um comportamento catiônico e aniônico. 

Essa propriedade faz com ele seja bastante utilizado na indústria de cosméticos, agindo como estabilizador de espuma, agente de limpeza e manemolência.

O comportamento anfifílico dos tensoativos confere a eles a capacidade de interagir entre meios com polaridades diferentes, podendo ser utilizados como conciliadores de fases imiscíveis, uma vez que tem a capacidade de reduzir a tensão superficial. Essa característica permite a formação de emulsões, espumas, suspensões, microemulsões, podendo ainda ser utilizados para formação de filmes líquidos, umectação e limpeza de superfícies. 

Esses são os ativos mais utilizados nos cosméticos capilar entender sobre a ação deles nos ajuda a saber quais melhores produtos para usar nos cabelos cacheados .

Foi um prazer dividir o que sei com você até o o nosso próximo encontro no Educadores da Beleza.


Report publication
    070

    Recomended for you