Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cabelo branco precoce

Cabelo branco precoce
Cidonia Henz
Aug. 28 - 4 min read
0120

O processo natural de envelhecimento costuma provocar a perda da cor, mas quando aparece cabelo branco precoce, a mudança não costuma ser bem-vinda.

Embora muitos defendam que a causa do aparecimento do cabelo branco precoce, ainda na juventude, seja a genética, às vezes essa mudança está relacionada a um problema médico que requer avaliação e tratamento.

Quando o cabelo cresce, ele recebe melanina, que é o que dá cor ao cabelo. Ela pode trazer uma tonalidade preta, vermelha, loira, marrom ou qualquer tom entre essas cores. Este pigmento, que é encontrado nos folículos pilosos ou nas células e tecidos que circundam a raiz do cabelo é um ingrediente presente no processo de formação do cabelo.

Com o passar do tempo, a quantidade de melanina disponível é reduzida e durante o crescimento do cabelo, essa perda de pigmento faz com que ele fique cinza, prateado e eventualmente branco. O cabelo cinza ou prateado é resultado de baixos níveis de pigmento, já o cabelo branco está relacionado a uma perda completa do pigmento.

O cabelo branco precoce não é resultado apenas da genética. Várias outras causas podem provocar essa condição, veja algumas a seguir:

Genética - Não é à toa que muitos atribuem o surgimento precoce de cabelos brancos à genética, pois ela é fator predominante para determinar com que idade o cabelo perde pigmento. Por exemplo, os seus genes podem interferir ou até interromper a produção de melanina ainda jovem. Para algumas pessoas, isso pode acontecer antes mesmo de completar 20 anos, já para outros, os primeiros fios brancos aparecem mais tarde.

Hormônios - Os hormônios costumam ter um impacto enorme na pigmentação do cabelo. Um desequilíbrio pode fazer com que o cabelo fique branco. Por exemplo, uma revisão de estudo realizada em agosto de 2013 associou distúrbios da tireoide com o aparecimento precoce de cabelos brancos. A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço que ajuda a controlar muitas funções corporais, como o metabolismo. A saúde da tireoide também pode influenciar a cor do cabelo e tanto a hiperativa como a hipoativa pode levar o corpo a produzir menos melanina

Deficiência de melanina - A deficiência de melanina é considerada, para a maioria dos casos, a principal causa do surgimento de fios brancos. Isso pode acontecer porque a produção de melanina depende da nutrição adequada e da suplementação de proteínas. Por exemplo, a vitamina B 12 contribui para o crescimento saudável e para a cor do cabelo.

Além da vitamina B 12, o cobre, o ferro, o ácido fólico e a vitamina D 3 também desempenham um papel importante na pigmentação dos cabelos. A falta faz com que a melanina diminua a produção, algumas vezes abaixo dos níveis aceitáveis.

Doenças autoimunes - Certas doenças autoimunes podem provocar os cabelos brancos ou criar a ilusão de cabelo embranquecido. A alopecia é uma condição que causa manchas arredondadas que podem ser despigmentada, branca ou provoca a perda de cabelo. O vitiligo é outro distúrbio autoimune que faz com que as células produtoras de pigmento sejam destruídas. Além de comumente afetar a pele, ele também pode provocar manchas de cabelos brancos.

Outros motivos - O aparecimento de cabelos brancos também pode ser causado por efeito colateral de medicamentos que pode causar perda de pigmento capilar. Fumar é outra causa potencial, fatores externos como o clima, a poluição e a exposição a determinados produtos químicos também podem contribuir. O principal motivo para o cabelo branco precoce é porque esses fatores aceleram o processo de envelhecimento precoce.

Existe um avanço recente nas pesquisas relacionadas à perda de pigmento no cabelo e descobriu-se que os folículos pilosos liberam uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio, que fica acumulado ao longo do tempo. Ele alisa o cabelo e faz com que ele fique cinza e, eventualmente, branco. A boa notícia é que ao remover esse acúmulo, é possível que o cabelo recupere sua cor natural.


Report publication
    0120

    Recomended for you