[ editar artigo]

Cabelo branco é sinal de velhice?

Cabelo branco é sinal de velhice?

Não! Os fios brancos não são necessariamente um sinal de envelhecimento, eles são resultado de um processo natural do organismo, tudo porque os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar começam a perder a capacidade de produzir melanina.

"A canície está muito relacionada ao fator genético. Se o pai ou a mãe tiveram cabelos brancos precocemente, é provável que o filho também vá ter."

Outra explicação tem a ver com o estresse, pois em caso de estresse prolongado, o hormônio cortisol é liberado no organismo e sua permanência pode levar a uma inflamação, resultando no estresse oxidativo e consequentemente, na morte do melanócito.

Doenças autoimune e doença do couro cabeludo também podem provocar o branqueamento do fio precoce, como é o caso de inflamações, alopecia areata e tinea capitis ou linha da cabeça. 

É, você deve estar se perguntando: Tem como reverter o aparecimento dos cabelos brancos? Infelizmente, o processo de branqueamento dos cabelos é progressivo, mas há maneira de pelo menos prevenir o avanço logo nos primeiros sinais. Existem ativos naturais com ação antioxidante e anti-inflamatório que podem ser ingerido ou passados no couro cabeludo como picnogenol, catalase, pseudocatalase entre outros. Estes ativos reduzem a velocidade de surgimento de novos fios brancos em ate 40% e melhoram 20% a 30% aqueles que já perderam a cor. Por isso a importância de se procurar um médico especialista, se isso realmente começar incomodar.

Mitos do cabelo branco

Colorir cabelos piora os brancos?

Mito! Pois pode ser benéfico isso porque deixa o fio mais forte.

Arrancar um fio de cabelo branco nascem mais três ou quatro?

Mito! Tendo em vista que de cada saída folicular nascem até quatro fios, quando um deles é arrancado os outros já estavam em processo de crescimento com a mesma cor.

 

Espero ter contribuído com esta informação.

Eu sou Cristina Pessoa

Boa leitura!

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Cristina Pessoa
Cristina Pessoa Seguir

Cabeleireira. Formada no ano de 2013, mas que sempre teve dúvidas a respeito de como ser uma profissional de qualidade e essas dúvidas me trouxe até o Curso de Colorimetria, de coração espero adquirir todo o conteúdo que há no curso ...

Ler conteúdo completo
Indicados para você