Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cabelo branco é sinal de velhice?

Cabelo branco é sinal de velhice?
Cristina Pessoa
jul. 21 - 2 min de leitura
0140

Não! Os fios brancos não são necessariamente um sinal de envelhecimento, eles são resultado de um processo natural do organismo, tudo porque os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar começam a perder a capacidade de produzir melanina.

"A canície está muito relacionada ao fator genético. Se o pai ou a mãe tiveram cabelos brancos precocemente, é provável que o filho também vá ter."

Outra explicação tem a ver com o estresse, pois em caso de estresse prolongado, o hormônio cortisol é liberado no organismo e sua permanência pode levar a uma inflamação, resultando no estresse oxidativo e consequentemente, na morte do melanócito.

Doenças autoimune e doença do couro cabeludo também podem provocar o branqueamento do fio precoce, como é o caso de inflamações, alopecia areata e tinea capitis ou linha da cabeça. 

É, você deve estar se perguntando: Tem como reverter o aparecimento dos cabelos brancos? Infelizmente, o processo de branqueamento dos cabelos é progressivo, mas há maneira de pelo menos prevenir o avanço logo nos primeiros sinais. Existem ativos naturais com ação antioxidante e anti-inflamatório que podem ser ingerido ou passados no couro cabeludo como picnogenol, catalase, pseudocatalase entre outros. Estes ativos reduzem a velocidade de surgimento de novos fios brancos em ate 40% e melhoram 20% a 30% aqueles que já perderam a cor. Por isso a importância de se procurar um médico especialista, se isso realmente começar incomodar.

Mitos do cabelo branco

Colorir cabelos piora os brancos?

Mito! Pois pode ser benéfico isso porque deixa o fio mais forte.

Arrancar um fio de cabelo branco nascem mais três ou quatro?

Mito! Tendo em vista que de cada saída folicular nascem até quatro fios, quando um deles é arrancado os outros já estavam em processo de crescimento com a mesma cor.

 

Espero ter contribuído com esta informação.

Eu sou Cristina Pessoa

Boa leitura!


Denunciar publicação
    0140

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.