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Cabeleireiro de sucesso

Cabeleireiro de sucesso
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Dec. 28 - 5 min read
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Para ser um cabeleireiro de sucesso há duas coisas importantes a serem levadas em conta e manter seu negócio vivo e em crescimento como negócio.

É necessário planejamento que te gere lucro e não apenas honrar seu compromisso em manter suas contas em dia.

2 planos que vão te ajudar:

  • Aumentar sua margem de lucro.
  •  Aumentar fluxo do salão.

A boa notícia é que se tornar um especialista em colorimetria capilar vai te ajudar com isso e com o tempo, ficar se mantendo no mercado de trabalho só com o plano de ter uma margem alta de lucro.

Vamos entender o que é fluxo de atendimento:

- Fluxo movimento contínuo de atendimento ao cliente

R$ 6.000,00: 22 dias (R$272,72, 110 clientes : 22 dias 5 clientes por dia).

R$ 272,72: por 5 clientes (R$ 54,54 + 30% margem de lucro R$70,90).

Exemplo: Para cobrir o custo de um salão de beleza pequeno, que tem um custo mensal de R$ 6.000,00, vai ser preciso fazer atendimento que te gere R$ 272,72 + 30% ou mais de margem de lucro por dia, para isso tem que ser atendido no mínimo 5 clientes que realizem serviços de R$ 70,90 cada, ou 1 cliente que renda R$ 354,53  por dia.

  • R$354,53: 5 clientes x 5 dias 25 clientes por semana em 22 dias 110
  • 5 clientes por dia significa 110 clientes por mês com rotatividade do mesmo cliente fidelizado que volta no salão uma vez no mês e  clientes novos.

No salão é preciso contar com rotatividade de  cliente de 1 vez na semana, 1 vez no mês, 1 vez a cada três meses, 1 vez a cada 6 meses + clientes novos. Para isso, tenha plano de recorrência.

Será preciso uma cartela de 110 clientes no mínimo para rotatividade, para isso pode ser adotada estratégia de fidelidade ao cliente. Exemplo: Cada cliente que traz novo cliente com o cupom dele, ele ganha um atendimento em serviço, ou cada serviço que o cliente fizer extra ao que ele faz ele ganha pontos acumulativo para o próximo atendimento.

Para ter novos clientes é preciso apresentar seus excelentes trabalhos e satisfação do seu cliente nas redes sociais.

Agora vamos entender o que é margem de lucro:

A margem de lucro em média do serviço do cabeleireiro fica entre 50% e 300%, mas você consegue atingir mais de 1000% em alguns serviços.

Trabalho envolvido na escovação:

  • Kit lavatório 2.5 L -  R$ 150,00  
  • Spray protetor térmico - R$ 75,00  
  • Shampoo 30 ml - R$ 2,77 
  • Condicionador 30 ml - R$ 2,77 
  • Spray protetor térmico - R$ 70,00 > 20 aplicação - R$ 3,50 / R$ 9,04 

Por exemplo, se você tem o custo de R$ 10,00 para fazer uma escova e cobra R$ 40,00, você consegue um lucro de 300%, agora se você tem um custo de R$ 3,70 e coloca o preço final de R$ 40,00, você consegue um lucro de aproximadamente 1000%.

Nota: O que muitas vezes não é levado em conta é o custo real do procedimento da escovação em adicionar ao valor o custo operacional hora de um salão de beleza de pequeno porte que fica em média R$ 30,00 hora.

Uma hora no atendimento da escova custo R$ 10,00 + R$ 30,00 custo hora = R$ 40,00 não há margem de lucro, assim a margem de lucro precisa ser adicionado à esse custo real R$ 40,00 + 30% (ou + %) de margem de lucro = R$ 52,00 será o valor real dessa escova.

O que faz aumentar a margem de lucro para 10000%?

Você vai conseguir aumentar sua margem de lucro por se tornar um especialista que te faz seguir e criar tendências de mercado, isso são ótimos diferenciais competitivos que agregam valores ao negócio, por isso é preciso ser especialista, isso é um investimento em construir e investir em sua marca. A marca de um negócio é a sua identidade.

Investir em uma boa reputação por mostrar quem é o seu mentor, sua fonte de conhecimento, sempre que se apresentar em público invista em uma boa imagem, isso é essencial para criar uma percepção de valor favorável. Isso ajuda a cativar novos clientes, quando você mostra isso em sua rede social.

A margem de lucro é importante para manter o salão de beleza vivo, ela pode ser de 50 % ou mais em cima de todos os serviços precificados como custo, para que cubra o tempo ocioso que o salão não gera renda e um caixa de segurança para crescimento do negócio e eventuais crises financeiras.

É sempre um prazer dividir o que sei com você. Até o nosso próximo encontro!

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