Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Balança: É confiável pesar oxidante?

Balança: É confiável pesar oxidante?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Oct. 17 - 3 min read
0330

É uma prática muito comum em nosso meio profissional, mas há também muitos profissionais que ainda não utilizam a balança, tão bem acostumados com os indicadores de medidas que vem nas colorações, o que é de grande ajuda.

Também utilizam os copos medidores de ml, para medir oxidante. Eu também já usei muito, até já ganhei muitos de brinde na compra de produtos, gosto muito. 

Quero que veja quais razões você tem para entender a resposta da pergunta no começo do artigo. Por que a orientação que temos em indicação pelo fabricante é usar a correta medida para se ter o resultado desejado, e essa medida é recomendado em ml, Em certa ocasião me surgiu a dúvida se realmente as medidas do oxidante em ml é a mesma em gramas.

Sei que se eu medir por ml e depois pesar essa mesma medida, saberei um resultado de referência para usar depois colocando direto na balança... até aí tranquilo, mas minha dúvida surgiu pelo seguinte fato: as colorações, tonalizantes, superclareadores e reforçadores de clareamento são cremes, medido em gramas.

Temos a indicação assim, 1 por 1 a 1 por 1 e meio em coloração, 1 por dois na maioria dos tonalizantes, 1 por 2 nos superclareadores e 1 pra 3 em reforçadores de clareamento. Pois bem, um exemplo: no tonalizante 1 por 2, resulta em 60 g de tonalizante para 120 ml de oxidante. Mas se eu usar a mesma regra pra utilizar na balança seria 60 g de tonalizante para 120 g de oxidante.

E aí os resultados em quantidade serão os mesmos?

Eu fui em busca da resposta, primeiro fiz uma pesquisa e em pesquisa no Google dá que depende da densidade. Água por ex: 20 g e 20 ml e o mesmo. Outra coisa que tem que levar em conta, é a massa e a densidade.

Então restava obter a resposta em teste, quero dividir com você o resultado e qual conclusão cheguei.

Para isso será meu convidado a estar brevemente em outro espaço vamos lá?

Como você notou, o resultado mostrou-se pequenas variações.

No vídeo mencionei diferenças de densidade, mas quero que saiba que não é isso que determina o peso real do produto. Por que digo isso? Já te direi, não quero que tenha o entendimento sobre a influência de uma confusão.

O que vou te falar parece difícil de entender, mas vou simplificar o máximo que eu puder.

O peso do produto é feito com base em massa molecular a partir das massas atômicas dos elementos e a soma dos seus átomos molecular. Onde o átomo é multiplicado pela sua massa atômica.

Somando os resultados são encontrados o valor da massa molecular.

A fórmula da água oxigenada é H2O 2.

É certo ser indicado pelo fabricante o HI.OZ que é a medida em volume.

Nos Estados Unidos, um HI.OZ equivale aproximadamente a 2,95 centilitros (C L) a centésima parte de um litro.

Um dos oxidante que testei ficou no resultado:

33,81 x 2,95 = 99,7385 ou seja quase um kl em gramas.

Foi mostrado nesse artigo qual é o real resultado que obtemos em ml e grama.

Eu indico seguir a recomendação do fabricante e confira se está usando a medida correta do produto para que tenha plena certeza do resultado.

Obrigada por ter estado comigo nesse artigo, sua participação para mim é muito importante.

Nos encontramos no próximo artigo!!!


Report publication
    0330

    Recomended for you