[ editar artigo]

Atendimento Encantador

Atendimento Encantador

Nos dias atuais, duas expressões que estão sendo bem difundidas no ramo de vendas é: encantar os(as) clientes e promover uma experiência, algo que agrade e marque de forma positiva determinado momento. 

Mas, como fazer isso de forma prática? Trazendo isso para a realidade do nosso universo: o salão de beleza!

Primeiro você, profissional da beleza, independente se você tem o seu espaço ou se você é colaborador, você precisa se enxergar como uma empresa. E toda empresa presta um serviço e promove vendas. Então, encante seus clientes. Como?

Tudo começa em como atrair os olhares do mundo pra você e seu negócio.  Deixe tudo bem atrativo. Tenha uma postura, mostre que você é "O Profissional". Tenha um visual e atitudes que condizem com o que você desempenha. Um(a) cabeleireiro(a) deve ser a vitrine do seu trabalho. 

Seu espaço não precisa ser enorme, mas procure deixá-lo com uma aparência bonita, organizada e principalmente limpo. Sem muito barulho, escolha uma música agradável, tranquila. Lembre-se: Torne tudo bem atrativo.

Antes de receber seu cliente, no seu espaço, o bom atendimento já começa quando o mesmo entra em contato pelo telefone, WhatsApp, rede social. Agende uma avaliação, é uma forma de trazer esse cliente pra mais perto e uma forma de conhecer seu espaço, te conhecer. E você pode nesse primeiro contato começar a mostrar o seu diferencial. 

Receba o(a) cliente, chame pelo nome, conduza até a cadeira, não use o espelho como interface para se comunicar. Esteja a frente do(a) cliente e comece a entrevista. Independente do serviço que será executado, você precisa obter o máximo de informações para entender o desejo do(a) cliente. Procure saber o que ele(a) já fez e não gostou, isso evitará possíveis erros. Peça uma referência (fotos), se não tiver, mostre opções ao cliente. Aqui você pode mostrar o quanto você é conhecedor(a) de tudo que é tendência, do que está em alta. Peça licença e toque no cabelo, analise os fios, couro cabeludo,  qualquer anormalidade, informe ao cliente. Pergunte o motivo da mudança. Se aquilo vai ser algo positivo ou se é um ímpeto, algo momentâneo. E ao término da entrevista, antes de iniciar a execução do trabalho, diga ao cliente: então vamos recapitular, sobre o que vai ser feito... É assim que você deseja? 

Esteja certo de que o seu(sua) cliente e você concordam em relação ao que vai ser executado. 

Faça tudo com calma. Relate todos os passos, produtos aplicados. Ensine seu(sua) cliente, desde a forma correta de lavar os fios até a finalização.  Indique e até tenha para revenda, bons produtos para que ele(a) possa continuar os cuidados em casa. 

O seu trabalho executado com excelência, resultará em um cabelo funcional no dia a dia do(a) cliente. Ao término do atendimento, você perceberá pela expressão facial e pela fala, como foi essa experiência para o(a) cliente. Foi encantadora, ou seja, você realizou o desejo do(a) cliente, então aproveite e peça delicadamente para que ele(a) indique seu espaço, seus serviços, aos familiares, amigos(as). 

O melhor marketing é feito através de um(a) cliente satisfeito(a). 

 

Obs: Se você gostou desse artigo, meu nome é Aline Lopes, @lili_aline_lopes, esse é o meu Instagram.  

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você