Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

As camadas da pele

As camadas da pele
Rose Rodrigues
Jun. 28 - 1 min read
050

A pele é uma membrana que reveste exteriormente todo o corpo, ela age como uma barreira, impedindo a entrada de bactérias, fungos e vírus danosos, ela é  o maior órgão do corpo humano. A pele cobre aproximadamente 7.600 centímetros quadrados do corpo e pesa cerca de três quilos. Os tecidos epiteliais constituem inúmeras camadas e tipos de células especiais. 

A pele possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

Epiderme 

É a camada mais superficial da pele. Ela contribui na capacidade de resistir a  água e previne a invasão de patógenos externos. 

As células da epiderme renovam-se continuamente. Seu processo de renovação completo dá-se em um período que varia de 45 a 75 dias. 

Os queratinocitos são produzidos na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa). E em sua evolução em direção a superfície sofrem o processo de queratinização, que é o processo de formação da queratina, proteína elástica e flexível que garante a impermeabilização relativa da pele e forma pelos é unhas. 

Derme

A derme é a camada central da pele, localizada diretamente acima do tecido  subcutâneo e abaixo da epiderme. 

A camada da derme é composta principalmente de fibras de proteínas e tipos especializados de células, é nessa camada que se encontra o bulbo capilar, nervos capilares sanguíneos, músculo eretor, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. 

Hipoderme 

É a camada mais profunda, que além de manter um depósito nutritivo de reserva (gordura), protege o organismo das pressões e traumatismo externos. 

Até breve. 

Rose Rodrigues. 

 

 


Report publication
    050

    Recomended for you