Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Anatomia e fisiologia dos fios de cabelo

Anatomia e fisiologia dos fios de cabelo
Eliete de Assis Silva
jun. 14 - 3 min de leitura
060

O cabelo é formado por três partes:

Cutícula, córtex e medula. A parte mais externa é a cutícula. Ela é formada por várias camadas transparentes e tem a função de proteger o córtex contra a ação de produtos químicos e entre outros fatores. 

O córtex é formado por células responsáveis pela resistência e elasticidade dos cabelos, composto por queratina e lipídeos. No córtex é onde encontramos a melanina e as ligações químicas, já a medula é formada por células que são  encontradas na parte mais interna do cabelo. 

A estrutura do cabelo varia de acordo com sua espessura. A estrutura do fio é formada pelo a haste capilar, que é o folículo piloso.

O haste capilar é composta por células mortas, já a raiz é a parte do cabelo que está situada no interior da pele, é uma região denominada folículo piloso. O cabelo cresce em uma cavidade localizada na derme, chamado folículo piloso. O folículo piloso se forma por invaginação da pele, em poucos meses de gestação as células capilares são produzidas no folículo piloso que está presente em toda partes da pele, exceto, na palma das mãos e nas plantas dos pés.

O folículo é composto por uma haste capilar músculo eretor, pela glândulas sebáceas, bulbo piloso, papila dérmica, folículo piloso e vasos sanguíneos.

A papila dérmica são células presentes na camada dérmica da pele, principalmente na papilar derme composta de fibroblasto localizados no folículo, ele cobre a papila. Essa célula, que é formada na raiz, controla o número de células da matriz aumentando o contato da derme e a epidemias, elas são compostas por vasos e veias.

O bulbo piloso, mais conhecido como a raiz do cabelo, é  responsável pela produção de fibras capilares.

As glândulas sebáceas encontradas na derme, é a camada mais profunda da pele. A glândula sebácea é regulada por hormônios gordurosos que lubrificam o folículo e a pele.

Músculo eretor é localizado na base de cada fio de cabelo, são pequenos músculos ligados aos folículos capilares em mamíferos. Ele se contrai quando sentimos frio ou através de estímulo, assim que os cabelos e pelos se levantam, comprime as glândulas sebáceas e produz o arrepio. 

Durante todo esse processo há um crescimento do cabelo e pelos. As células da matriz se dividem em direção à pele, essas células vão queratizando, fazendo com que os cabelos e pelos cresçam. 

O ciclo de vida do cabelo é dividido em três fases: Crescimento, regressão e  repouso.

A fase de crescimento, é chamada fase anágena, ela é responsável pelo crescimento do cabelo e varia de acordo com os fatores genéticos, é a fase mais longa do ciclo.

A fase da regressão, também chamada de cartagena, é a fase mais curta, dura apenas 2 a 6 semanas. 

A fase de repouso, conhecida por telógena, é a fase que ocorre a queda do cabelo. 

É importante o profissional de salão conhecer a fisiologia dos cabelos, serve tanto na hora de dar suporte no salão, como na hora do procedimento para obter bons resultados.


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.