[ editar artigo]

Ácido Hialurônico nos cosméticos capilares

Ácido Hialurônico nos cosméticos capilares

O ácido hialurônico tomou conta do universo dos cabelos, são inúmeros os produtos cosméticos capilares desde shampoos, condicionadores, máscaras, finalizadores, etc, que contém esse princípio ativo em suas formulações.

Afinal de contas o ácido hialurônico tem alguma propriedade que venha tratar a fibra capilar? Se ele traz algum benefício, qual seria?

Primeiro vamos falar sobre a questão do seu benefício para a fibra capilar, o ácido hialurônico tem alto poder de hidratação, agindo então diretamente no ressecamento, no frizz, pois são sinais de que o cabelo está desidratado e precisando de reposição de água. Isso pode acontecer devido a agressões químicas (relaxamentos, alisamentos e descolorações), mecânicas (secadores, pranchas e lavagens com água quente) e externas (sol, umidade, água de piscina, etc).

Outro benefício do ácido hialurônico para cabelo é a regeneração dos fios, devido sua ação hidratante preenchedora. Como isso funciona? O ácido hialurônico se une a outros nutrientes, devido a sua alta afinidade com a água entra dentro do córtex carregando não só suas propriedades hidratantes mas também outros nutrientes juntamente com ele, além de ajudar na restauração e recuperação da  fibra capilar, evita a abertura das cutículas, retendo o tratamento no interior dos fios. Isso não apenas repara os danos como evita a quebra e dá mais brilho às madeixas. Para quem tem cabelo fino ou poroso, o ativo também é certeiro, deixando os fios mais encorpados e saudáveis.

Ou seja, o ácido hialurônico em sim, não tem propriedade nenhuma de reconstruir o cabelo, o máximo de sua função como princípio ativo, ser hidratante devido a sua alta afinidade com água, porém pode ser uma ferramenta quase coadjuvante no tratamento de reconstrução, já que essa mesma particularidade ajuda aqui juntamente com a água, ele carrega outros nutrientes para dentro do córtex.

Agora que você já sabe como você pode usar o ácido hialurônico como ferramenta para ajudar a deixar os cabelos de suas clientes cada vez mais saudáveis, use com sabedoria esse princípio ativo nos cosméticos capilares.

 

Carla Nascimento

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Carla dos Santos Nascimento
Carla dos Santos Nascimento Seguir

20 anos de formação, 1 ano como colorimetrista, hoje TUTORA DE APOIO do colorimetria avançada e educadora em formação pelo mentoria com Alejandro Valente, especialista em mechas e tratamento capilar cosmético.

Ler conteúdo completo
Indicados para você