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A tintura "coloração" de perfumaria é realmente inferior?

A tintura

Esta pergunta é uma das recorrentes perguntas que recebo. Portanto, desejo aqui responder a este assunto que pode ser libertador, e ao mesmo tempo revelador, devido a ser um tema de muita importância para o seu desempenho. Então, vou compartilhar minha experiência para contribuir com o cabeleireiro. Todos os dias surgem marcas novas e ter a oportunidade de utilizar novas opções eficazes e de custo beneficio maior é uma vantagem imensa.

Só para que tenha uma ideia, na minha última visita ao maior fabricante nacional de cartelas de mecha, ele me disse que atende cerca de 250 marcas diferentes de coloração. Ou seja, há possibilidades enormes de algumas se encaixarem melhor nas suas necessidades. Talvez possa estar se perguntando: Como assim? Te explico.

Para que se sinta mais seguro com o que vou dizer, quero explicar que, tendo trabalhado na maior fabricante de coloração de tintura capilar da América Latina, participei não apenas de uma ou duas criações de marcas, mas de muitas. Para entender bem, lá tínhamos mais de cem marcas sendo fabricadas. E a maioria era posicionada apenas no profissional, mas havia as que se posicionavam apenas em vendas para varejo, e algumas para ambos. A decisão de em qual atuar se dava por critérios como:

  • Estratégia comercial;
  • Distribuição como forma de entregar com exclusividade a salões, ou não;
  • Especialidade de venda.

Poucos sabem é que, apenas 7,6% das pessoas fazem coloração no salão de beleza com tintura do próprio salão. A maioria das pessoas compram sua própria tintura sendo que destes, dois terços aplicam em casa e um terço levam ao salão a tintura que comprou. Ou seja, comercializar tintura no varejo vende para muito mais usuários do que para salões! Sendo assim, a escolha entre vender no varejo não é apenas por causa de ter um produto inferior, mas inclui a venda maior. Este fator pode ser o estratégico.

Isto nos leva a outro aspecto: Capacidade de distribuição. E caso pense “se vender em varejo dá mais lucro, por que todos não fazem isso?”... devemos entender que nem todos conseguiriam fazê-lo.

Acontece que para vender em perfumaria há várias complicações. Uma delas é a sua capacidade de entrega, outra a capacidade de alocar uma demonstradora de marca em cada perfumaria que exigir, e ainda outra é o tamanho do investimento para fornecer produtos para a perfumaria. O que nos traz ao terceiro ponto de análise desta lista, que é a especialidade de vendas da marca. Equipes de venda podem ou não ser especialistas em vender em salões ou lojas. Desta forma, a escolha pelo modo de distribuição acompanha esta forma de trabalho.

Entretanto, resta-nos saber agora quais são estes critérios, e como saber se o produto serve ou não para nós.

 

Sephora, Compras, Loja, Maquiagem

As perguntas e respostas para descobrimos isto são basicamente:

1- Há real diferença entre os produtos vendidos em salão e perfumaria?

Mais ou menos, e depende de cada caso! A verdade é que há como já falamos empresas que querem ir diretamente para o enorme mercado de consumidores finais, e que por isso vão buscar produtos de uso e desempenho diferente. Só para ter uma ideia, entenda que há muitas empresas que fabricam seus próprios produtos e ouras que terceirizam a fabricação. Trabalhei na terceirização de tinturas capilares, e por isso sei dizer que, em relação a diferenças entre estes produtos de varejo em relação aos profissionais geralmente há:

  • Viscosidade menor para facilitar a espalhabilidade escorrendo mais do que um produto profissional, além de facilidade de misturar oxidante com a tintura diretamente no aplicador.
  • Perfume mais popular, e muitas vezes mais intenso, pois o olfato é um dos mais importantes atrativos para as consumidoras.
  • Gama de cores menor, já que produtos de uso mais técnico são difíceis de vender.
  • Cores mais suaves, já que refazer trabalhos de cores muito intensas pode ser complicado e exigir descoloração. Por este motivo, entendemos que a cobertura de brancos também é mais suave, mas isso não significa de forma alguma que são corantes baratos, fracos, sem tecnologia ou ineficientes. São exatamente os mesmos, mas a formulação traz desempenhos diferentes. (Num próximo artigo explico melhor).
  • Ativos de tratamento mais “populares”, ou seja: Que estão mais na moda e atraem mais o consumidor final.  2 -  A eficácia de cobertura é a mesma?

2 -  A eficácia de cobertura é a mesma?

Como vimos acima, há produtos que tem cobertura menor, e geralmente são os que não têm apresentação profissional. Como distinguir esta apresentação é simples. Basta ver que se está em kit é para consumidor, e se está em cartucho individual apenas com a bisnaga, a apresentação é para profissionais.

3 - Fatores de cor como intensidade, brilho e durabilidade mudam?

Sim, mudam da mesma forma que os profissionais podem mudar de marca para marca. Mas, é muito provável que os kits tenham diferenças maiores.

4 - Os ativos hidratantes são melhores ou piores?

Talvez já até saiba que, o tipo de ativo adicionado à produtos impacta muito no preço de produção. Portanto, é de se imaginar que alguns, sendo muito mais caros que outros, podem acabar fazendo estes produtos ficarem com preços que não são atrativos. Isto significa que os ativos são ruins? Não! Por enquanto basta dizer que ter um ativo mais caro não significa ser melhor, assim como o contrário não significa ser um produto ruim. Porém, desconfie de propagandas milagrosas. Exageros devem sempre te alertar para algo possivelmente preocupante.

5 - Como saber se um produto de perfumaria vai atender as minhas necessidades profissionais?

Bem, além dos mais aparentes indícios de que o produto não vai atender as nossas necessidades como preço muito barato e estar sendo oferecido em kit (que por si só já pode ser descartado, pois o oxidante nem sempre é o que precisamos), há poucos sinais visíveis de que um produto de perfumaria é inferior ao vendido no salão.

Sendo assim, como profissionais de excelência, a regra seguida para a escolha do produto é a mesma: testes! Nenhum produto deve fazer parte do seu estoque sem que seja testado e aprovado por nós. Não é por que uma marca é mais cara, famosa, exclusiva, cheia de ativos milagrosos, que ela vai atender à cor final e durabilidade que quer entregar a seu cliente.

Meu objetivo é, em primeiro lugar, informar que é uma inverdade que produtos de perfumaria são sempre inferiores, e de profissionais superiores. Em segundo lugar, te fazer saber que há algo mais no mundo industrial que nos atende, e que podem estar nos induzindo a ficarmos limitados. Terceiro te deixar a par de possibilidades de aumentar seus lucros com produtos que, por serem mais vendidos, ou que tenham uma cadeia de distribuição mais eficiente, podem custar menos no seu bolso. Tendo estes cuidados com produtos de varejo, também os tenha com produtos de distribuidores diretos a salões.  Afinal, o que quer é desempenho independente da fonte.

Portanto, produtos não devem ser julgados pela distribuição, e sim pelo desempenho. Seja você, e não os outros, a decidir o que é melhor para sua cliente.

 

Rogério Belo

 

Educadores da Beleza - Colorimetria
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Escritor, Expert e Máster em avaliação, aprovação, experimentação e desenvolvimento de produtos de colorimetria capilar Meu trabalho é ajudar empresas e equipes técnicas a desenvolver metodologias e trabalhos em coloração capilar. Conte comigo!

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