[ editar artigo]

A importância do Teste de Mechas

A importância do Teste de Mechas

Você meu amigo profissional da beleza, realiza teste de mechas antes de todo procedimento? Você tem ideia de quanto um simples teste pode facilitar nosso trabalho e nos calçar de problemas e até um processo judicial?

Você já imaginou fim de mês e aparece uma cliente no salão com um cabelo enorme e diz: "Quero o mudar"... e você pensa: "nossa esse cabelo vai bombar meu Instagram, vai fazer um sucesso e me trazer mais cliente e vai salvar meu aluguel". Então você começa as mechas, o processo de descoloração e de repente o papel começa a esquentar e pingar água. Você corre para o lavatório, mas infelizmente é tarde demais e o cabelo quebrou... ai o que você vai falar para a cliente? Você se desespera e pensa: onde eu errei?

Como essa situação poderia ser evitada?

O teste de mechas deve ser feito não somente para mostrarmos a cliente se a cor que ela deseja será possível, mas o essencial é avaliarmos a saúde do fio.

O teste nos possibilita identificar se esse cabelos tem outras transformações, seja colorações antigas, excesso de uso de prancha, progressivas e afins.

Hoje o mercado da beleza é o que mais cresce no Brasil e no mundo e a indústria cosmética vende em perfumarias, supermercados, produtos que deveriam ser destinados à uso profissional... muitas vezes a cliente compra e aplica em casa, pois viu um vídeo na internet de como usar esse produto.

A cliente não tem ideia de que foi aplicado em casa, pode ser incompatível ao produto de clareamento que será utilizado no salão, por isso é imprescindível o teste de mechas.

Por isso, nós profissionais que temos o conhecimento a nosso favor devemos sempre realizar o teste, mesmo na sua cliente regular no salão. Aí você me pergunta: Mesmo na cliente que me visita regularmente? Sim, todas as clientes sem exceção.

Pois como disse, a cliente não tem ideia de que o produto usado em casa influencia no resulto da cor, cabe a nós profissionais educá-la.

Confira esse vídeo:

Fica seu critério cobrar ou não por esse teste, mas somente o teste poderá te dar um norte, tanto quanto a cor quanto a saúde do fio, porém, JAMAIS... repito JAMAIS poderá deixar  de ser feito, lembre-se cabelo bonito é cabelo saudável.

 

 

Deixe aqui seu comentário e suas dúvidas.

 

Educadores da Beleza - Colorimetria
Fabiana Freitas
Fabiana Freitas Seguir

Cabeleireira Colorimetrista Studio Fah Freitas Tutora de Apoio

Ler matéria completa
Indicados para você