[ editar artigo]

A importância do pH para o profissional cabeleireiro

A importância do pH para o profissional cabeleireiro

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de hidrogênio. Os valores variam de 0 a 14 sendo que os valores de 0 a 6,9 são considerados ÁCIDOS, 7 é considerado NEUTRO, valores de 7,1 a 14 são considerados ALCALINOS OU BÁSICOS.

Neste post quero compartilhar este conhecimento com você: Qual a importância do pH com relação a cabelo?

O pH Alcalino/Básico nos fios

Produtos que precisam abrir cutículas dos fios para mudar a estrutura e a cor da fibra capilar têm pH Alcalino, como colorações, descolorações, relaxamentos, alisamentos. Muitos relaxamentos vêm com produtos no kit para fazer a neutralização e geralmente este produto é ácido, para restabelecer e reequilibrar o pH dos fios. É necessário fechar as cutículas dos fios, pois elas, abertas fazem  o fio perder água e nutrientes deixando o cabelo sem vida, opaco, fragilizado, poroso e ressecado. O pH mais alcalino de 8 acima, pode causar ressecamento, além da divisão dos fios, as indesejáveis pontas duplas.

O shampoo anti-resíduo, é usado para fazer limpeza profunda, ele tem o pH neutro ou acima de 7 que já é, acima do pH do cabelo que varia entre 4,5 a 5,5, por isso ele abre as escamas dos fios, ajudando o produto químico ou hidratante penetrar na fibra capilar.

É importante ressaltar: shampoo anti-resíduo só deve ser usado quando necessário, antes de processos químicos, reconstruções, hidratações potentes, retirar resíduos de pigmentos indesejáveis, pois ele limpa profundamente, tirando excesso de sujeira, oleosidade, acúmulo de produtos, mas também leva embora nutrientes importantes à saúde dos fios. A indicação é que se use a cada 15 dias se o cabelo for oleoso, em cabelos secos apenas uma vez por mês e sempre seguido de uma boa hidratação ou nutrição. Cabelos muito claros ou com cor vibrante não é recomendado, pois já leva embora parte importante dos pigmentos.

        O pH Ácido nos fios

O pH ácido tem o poder de selar (fechar)  as cutículas dos fios, preservando a umidade, as hidratações, nutrições e proteínas dentro da fibra capilar, mantendo assim o cabelo saudável. Além disso, ajuda a manter a cor nos cabelos coloridos por mais tempo.

pH alto (alcalino ou básico) nos fios

E agora, como saber❓❓❓

Vamos descobrir pelo visual e sensorial se os fios estão porosos, quebradiços,  sem brilho, ressecado com certeza está, com o pH alcalino ou maior que o recomendado. Hora de tratar usando produtos com pH ácido para fechar as cutículas e apresentar brilho e vitalidade.

Mas como controlar o pH dos fios❓

Alguns produtos ainda vêm com o pH descrito na embalagem. A Anvisa tirou esta obrigatoriedade das empresas fabricantes de produtos para cabelo.

No caso de não ter o pH no rótulo, você terá que perceber o efeito no cabelo, se ele ficar sedoso, macio, com brilho, o produto selou as cutículas, é porque tem pH ácido. Caso você tenha feito um processo químico, pode usar produtos com pH baixo (ácido)... bons tratamentos, para fechar as cutículas do fio e evitar que o cabelo perca água, nutrientes e proteínas, pois ele já perdeu alguns destes, durante o processo químico.

Fazer bom tratamento após qualquer processo químico já restabelece o pH e repõe os nutrientes.

Quando o pH está equilibrado, o cabelo está saudável.

Os cabelos com pH equilibrado, tem brilho, força, peso, são mais alinhados, não têm frizz nem pontas duplas, estes são considerados cabelos saudáveis. Por isso é importante nunca se descuidar de tratamentos.

Um cronograma capilar, conforme a necessidade do cabelo, será sempre uma boa indicação. Sendo esta função do profissional que se preparou pra isso.

Espero ter ajudado na compreensão do pH e a utilidade deste conhecimento na prática de salão e na vida do cabeleireiro (a).

Comente, dê sugestão, vamos caminhar juntos neste mundo maravilhoso de busca por conhecimento.

 

 

 

 

Educadores da Beleza - Colorimetria
Beatriz Marques
Beatriz Marques Seguir

Cabeleireira , Colorimetrista byAlejandroValente, Academia HSB, Academia Fernando Alves, Pedagogia, Enfermagem.

Ler matéria completa
Indicados para você