Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A importância da queratina

A importância da queratina
Márcia Soares Correia
Jun. 10 - 2 min read
090

Estudos revelam que muitos processos químicos estão eliminados, grande parte da queratina dos cabelos.

Uma proteína muito importante, pois protege, cobre a estrutura do fio, que é formado por carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio que juntos são macromoléculas formadas por uma sequência de 15 a 20 aminoácidos responsáveis pela produção da queratina, caracterizada como uma haste enrijecida, onde é produzida por células chamadas queracinócitos localizadas na parte viva do fio; encontrada no bulbo (parte derme do couro cabeludo), constituída por 3 camadas: cutículas, córtex e medula.

Existem também em nosso cabelo outros elementos que estão ligados aos hábitos alimentares, medicamentos, drogas, utilização de cosméticos não adequados a saúde dos fios, entre outros. Ele é composto basicamente por queratina e ao passar por processos químicos como coloração, descoloração, alisamento, é necessário repor de forma cosmética para que o fio volte a ter forma encorpada, maleabilidade; esses nunca mais serão os mesmos, porém, é algo contínuo e importantíssimo para que sua estrutura continue estável.  

Faz-se presente um diagnóstico preciso para um tratamento adequado, sendo assim, conhecer os ativos de tratamentos existentes nos cosméticos. É de grande valor para se obter resultados satisfatórios nesta reposição. Entretanto, pelos, unhas, cascos, penas e escamas também são feitos de queratina e que uma alimentação saudável, somados a exercícios físicos são necessários para que nasçam e cresçam de forma perfeita.

Alguns nutrientes que contém cistina, ômega 3, ferro, ácido fólico, biotina, cálcio, silício, vitamina E, enxofre, cobre e água para que tenhamos cabelos fortes e com saúde. Nosso cabelo é impermeável assim como nossa pele. Aí você deve estar se perguntando o porquê se faz procedimentos de hidratação capilar. Após preparar os cabelos, utilizamos produtos que formam uma película que retém a água no fio. Por isso é  muito importante conhecer os ativos para se ter bom resultado nos processos de tratamentos. 


Report publication
    090

    Recomended for you