Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A importância da água no cabelo

A importância da água no cabelo
Marcos Freires
Jun. 8 - 2 min read
0150

Saiba qual a importância da água nos cabelos

 

70% do corpo humano é formado por água. De 12 a 15% de toda água concentra-se nos cabelos, sendo responsável direta pela saúde e comportamento dos fios. Existem várias cavidades entre as cutículas dos fios onde as moléculas de água se alojam.

Mesmo os cabelos cuja a aparência é extremamente seca, eles contém uma umidade residual de pelo menos 15% do seu peso. Esta porcentagem é considerada o mínimo da umidade normal para um cabelo que não sofreu nenhum tratamento químico.

Quase todas as propriedades dos cabelos como: maleabilidade, aparência e capacidade de manter o seu estilo são determinadas pela sua capacidade de absorção de água. Uma prova disso, é que dependendo da umidade relativa do ar, o cabelo pode aumentar o seu diâmetro em até 16%.

Digamos que quando enrolamos o cabelo com bobs e depois secamos, ele se contrai assumindo a forma dos bobs, isso ocorre porque o fio molhado aumentou seu diâmetro com a umidade, desligando suas pontes hidrogênicas. Já quando secamos, religados a estas pontes que resultam em uma contração do seu diâmetro normal, assumindo assim a forma a que foi submetido.

Um dado interessante, é que os cabelos secos são bem mais resistentes ao calor. Em contra partida, os cabelos molhados tendem a sofrer danos quando expostos a altas temperaturas. Ou seja, para você que tem o costume de secar o cabelo frequentemente usando o secador em alta temperatura, é indispensável o uso de um bom protetor térmico. O cabelo é a proteção natural do couro cabeludo responsável por protege-lo afim de evitar vários tipos de doenças como o câncer de pele por exemplo. Cabelos que passam por processos químicos de tratamento tendem a estarem mais desprotegidos devido a perda de nutrientes naturais.

Para você que não abre mão daquela progressiva, processo de coloração ou qualquer outro tratamento químico, é extremamente importante realizá-los com ponderação, com o auxílio de um profissional e nunca deixar de repor os nutrientes que foram perdidos durante o processo químico.

Para isso existem vários tratamentos de restauração e hidratação que são indispensáveis.

Sigam estas dicas, cuidem de seus cabelos e sejam felizes!


Report publication
    0150

    Recomended for you