Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cores de cabelo: mel, caramelo e doce de leite

Cores de cabelo: mel, caramelo e doce de leite
Josefa Nunes
Dec. 8 - 5 min read
01690

Já ouviu falar das cores de cabelo tendência da temporada? Mel, caramelo e doce de leite! Essas são as tonalidades que, mesmo sendo conhecidas há bastante tempo, viraram sensação. 

Essas cores tem aparecido em todas as novelas e, obviamente, no meio as celebridades... Vamos combinar, são tons que sempre caem no gosto das mulheres. Mas ao lembrar da colorimetria: você conhece bem sobre essas nuances? Sabe como chegar no fundo de clareamento certo para obter esses tons? Se a cliente quer um tom de mel nas mechas, como obter essa cor?

Existem algumas empresas que em suas nomenclaturas colocam o 7.3 como loiro mel ou loiro dourado. Mas será que se você aplicar simplesmente uma dessas cores vai ficar o tom esperado pela sua cliente?

CLARO QUE NÃO!

O colorimetrista sabe que não é tão fácil assim. O alcance da cor desejada pela cliente envolve toda uma matemática... Não é aquela que sofreu pra aprender (calma), é a colorimetria, bem mas simples do que possa imaginar. 

A matemática das cores é a base para qualquer alteração nas tonalidades de um cabelo, POIS A COR DESEJADA NÃO É A COR APLICADA!

COMO OBTER O CABELO TOM DE MEL?

Para alcançar a tonalidade do loiro mel nas mechas, é necessário chegar ao fundo de clareamento 8 (amarelo laranja), onde há a maior concentração de amarelo e uma quantidade menor de laranja.

Você pode utilizar algumas misturas para obter o mel fiel, por isso, sem desespero! Vou mostrar alguns exemplos:

- Podem ser combinados 8.1 + 8.7 em partes iguais, ou 8.17 e até 8.71 para obter o mel básico.

- Para um resultado mais quente, é possível usar o dourado na mistura com 8.73 , 8.37 , 8.7 + 8.3  ou mesmo misturar tudo: 8.71+8.73.

- O violeta por conter vermelho, intensifica o laranja do fundo 8 (amarelo-laranja) ficando o tom de mel mais quente, por isso dá para aplicar violeta 8.2 no fundo de clareamento também. 

Entendeu? Então mais uma dica:

O segredo para alcançar o tom de mel no cabelo é misturar o marrom com cinza ou com dourado na altura do 8(loiro claro) ou fundo de clareamento 8 (amarelo-laranja)

É válido lembrar que numa tonalização usamos sempre oxidante de 10 volumes ou menor e que o tempo de pausa, para uma boa fixação, é sempre de 25 minutos.

Não quero que pense que esse padrão que passei é o único, porque para alcançar o tom de mel existem diversas possibilidades, você só precisa aplicar as técnicas da colorimetria com propriedade.

Sabia que o próprio mel tem variações de cor? O que as constituem são as diversas substâncias e formulações. Faça seus próprios testes, tenho certeza que, com a prática, você vai descobrir qual a melhor cor para satisfazer o desejo de suas clientes.

COMO OBTER O TOM CARAMELO?

Para criar o tom caramelo é preciso atingir o fundo de clareamento 7 (laranja), pois é esse laranja que vai nos favorecer durante todo processo.

Pense na cor de açúcar queimado... Lembrou? O tom caramelo tem um toque de vermelho no reflexo - que conseguimos com o laranja do fundo de clareamento 7.

Aqui vão alguns exemplos:

- Aplique 7.1+7.7 em partes iguais + OX de 10 volumes por 25 minutos para o caramelo bem simples.

 - Para um caramelo mais quente, é só aplicar um dourado na mistura: 7.73 / 7.7 + 7.3 / 7.31 / 7.13  ou mesmo 7.3 (que irá revelar parte de laranja de fundo).

É válido enfatizar que o dourado não esconde o laranja do fundo de clareamento do 7!

Veja esse vídeo, tenho certeza que vai clarear sua mente:

COMO OBTER O DOCE DE LEITE?

O nome Doce de Leite pode parecer novo, mas as misturas envolvem os mesmos tons da cor Mel, afinal também conseguimos na altura de 8 (amarelo laranja).

Os exemplos também são bem semelhantes:

- Aplicação de 8.1+ 8.7

- Aplicação de 8.3 + 8.7

- Aplicação de 8.7 + 8.3 + 8.4 para um tom mais quente.

- Aplicação de 8.4 + 8.7 + 8.1 para um tom mais frio, pois o 1 acaba neutralizando o laranja do fundo 8.

Sabe qual o grande diferencial? Você precisa enxergar marrom na mistura! Tendo quantidades iguais do marrom e dos reflexos, o caminho para um tom mais aveludado é certeiro.

Lembrando que você deve sempre levar em conta o fundo de pigmento do produto que você está usando... Ele influencia o resultado, para mais natural ou mais quente.

Gostou?

Esse é só o começo da matemática da colorimetria! É um mundo muito vasto e que precisa de tempo, dedicação, força de vontade e principalmente: muito estudo! 

Quando se faz por amor a profissão:

O CONHECIMENTO LIBERTA!

Estarei aqui para te ajudar com suas dúvidas, não se acanhe: comente!

 


Report publication
    01690

    Recomended for you