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4 formas de ganhar dinheiro na internet - além do salão de beleza

4 formas de ganhar dinheiro na internet - além do salão de beleza

Você sabia que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo? E que, nesse imenso setor, é possível ganhar dinheiro indo além do salão de beleza e da venda de cosméticos?

Pois é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Então continue a leitura e saiba como aumentar a sua renda partindo para a internet!

O cenário do setor de beleza entre 2020 e 2021

Não é novidade para ninguém que os impactos da pandemia de coronavírus também chegaram aos serviços de beleza.

Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 25% das pessoas cancelaram ou reduziram o consumo de produtos e serviços de beleza e bem-estar. E não é para menos, afinal, muita gente perdeu o emprego neste período.

Devido a necessidade de isolamento social, os salões tiveram que se adaptar ao abre e fecha e mudar a rotina de atendimento. Distanciamento social, agendamentos em horários mais espaçados e cuidados extras, como uso de máscaras e álcool gel, passaram a fazer parte do dia a dia.

O resultado de tudo isso, com certeza você já sentiu: queda no faturamento e dificuldade de atrair novos clientes.

Para te ajudar a contornar essa situação e voltar a ganhar dinheiro de verdade, selecionamos algumas dicas. Veja:

1. Crie cursos online

Uma boa forma de driblar a crise e ganhar dinheiro no setor de beleza sem estar no salão é criar cursos online.

Aproveitando sua experiência, você pode ensinar outras pessoas as técnicas que usa, falar sobre os produtos e dar verdadeiras aulas de como se tornar cabeleireira, manicure, hairstylist, e por aí vai.

A vantagem de optar por ministrar cursos online é que existem inúmeras plataformas que te ajudam a colocar essa estratégia em prática e captar clientes. 

Você pode optar por modelos de curso mais estruturados, com aulas gravadas, que permitem escalar o número de alunos rapidamente. Ou, caso prefira, pode ministrar aulas ao vivo, o que pode elevar o valor percebido pelas pessoas e abrir espaço para que você cobre um preço mais alto pelas aulas.

2. Torne-se uma influenciadora digital

O mercado da beleza e bem-estar é um dos mais fortes quando o assunto é influenciar pessoas. Portanto, se você tem uma boa base de seguidores nas redes sociais, em especial no Instagram, esta pode ser a sua chance de brilhar e ganhar dinheiro na internet.

Como influenciadora digital, você pode desenvolver vários tipos de abordagens. Primeiramente, fazer contato com marcas que queiram fazer a divulgação de produtos e contar com a sua presença digital para isso. Então, depois de testar os produtos, você faz um post ou um stories contando a sua experiência e recomendando a marca para os seus fãs.

Inúmeras empresas pagam por esse tipo de serviço e a remuneração inicial começa em torno de R$ 200. A partir daí, o céu é o limite. Seu único trabalho será expandir sua rede de seguidores, visando aumentar ainda mais a visibilidade dos contratantes.

3. Monte um e-commerce

Mesmo com a pandemia, o mercado de cosméticos e produtos de higiene fechou o ano de 2020 com uma alta de 5,8%. Por isso, uma boa via para quem deseja ir além do salão de beleza e ganhar dinheiro na internet é montando um e-commerce de produtos de beleza.

Dentre os produtos mais vendidos em 2020 estavam os de cuidados com a pele (21,9% de crescimento), perfumaria (8,4% de aumento) e tratamento capilar, com os condicionadores apresentando um crescimento de 18,6% de aumento nas vendas.

Embora muita gente pense que criar uma loja virtual seja algo trabalhoso, a verdade é que já existem inúmeras plataformas prontas para comercializar produtos na internet. Você só precisa escolher uma delas, cadastrar seus produtos e iniciar as vendas.

A melhor aposta, no momento, são as vendas locais. Desse modo, você facilita o seu processo de distribuição e atende a sua região de forma simples, rápida e eficiente.

4. Torne-se uma mentora de beleza

O mercado de beleza é um dos mais atraentes para se empreender porque as pessoas estão constantemente buscando aumentar a autoestima e sentirem-se bem com elas mesmas. E, como promotora desse bem-estar, você tem tudo para ganhar dinheiro ensinando as pessoas a se sentirem mais bonitas.

Neste segmento, você pode optar por duas vias:

Mentoria de negócios de beleza

Se você tem experiência na gestão de um salão de beleza, pode ensinar outras profissionais, menos experientes, a conduzir os negócios de uma forma mais assertiva. Em outras palavras, você vai ensinar essas mulheres a conduzir um negócio.

Nesse sentido, sua mentoria deverá contemplar temas como finanças, empreendedorismo, gestão de pessoas e marketing, dentre outros, sempre focando no seu segmento de atuação: a beleza.

Mentoria de beleza e autoestima

Outra possibilidade é tornar-se mentora de pessoas que queiram elevar a autoestima por meio de técnicas de beleza. Neste subnicho, você pode impactar a vida de milhares de pessoas que buscam se sentir mais bonitas, atraentes e de bem consigo mesmas.

Você pode se especializar em uma atividade específica, como cabelos ou maquiagem. Ou, então, partir para um posicionamento de mercado mais genérico, atuando em diversas frentes. Neste último caso, talvez valha a pena você buscar conhecimentos sobre moda, para agregar ainda mais valor aos seus serviços.

Preparando-se para o desafio

Independentemente da forma que você escolher para ganhar dinheiro na internet, é imprescindível que você desenvolva a habilidade de transmitir o seu conhecimento de uma maneira didática e de fácil entendimento.

Essa habilidade pode ser conquistada com cursos de oratória ou mesmo uma formação de mentores, que te ajuda a compartilhar o seu conhecimento online.

Além disso, vai precisar investir em marketing, para que as pessoas saibam o que você está fazendo. Portanto, não pare por aqui. Conheça a importância do marketing visual e como ele pode agregar valor ao seu novo empreendimento digital!

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Mariana Almeida
Mariana Almeida Seguir

Jornalista, pós-graduada em comunicação digital pela PUC Minas. Trabalha com marketing digital há 6 anos e criação de conteúdo em mídias sociais. É apaixonada por inovação e tecnologia.

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